Internacionacionalização de empresas brasileiras por meio de aquisições e geração de valor para o adquirente Outros Idiomas

ID:
42448
Resumo:
Objetivo Este estudo busca analisar a internacionalização de empresas brasileiras por meio de aquisições, bem como medir os retornos gerados por tais transações. Metodologia Realiza-se tanto uma análise descritiva como um estudo de eventos com janelas de curto e longo prazo, cuja data central é o anúncio das aquisições. Utiliza-se amostra composta por todas as aquisições internacionais realizadas por empresas listadas brasileiras entre 2003 e 2012. Resultados e Conclusões As principais conclusões são que (i) as citadas aquisições têm volume relativamente baixo comparado com o volume total de transações realizadas por empresas brasileiras e se concentram em países com similaridades culturais e geográficas; (ii) os retornos anormais de curto prazo são negativos e (iii) tais retornos anormais se dissipam no médio e longo prazos. Implicações Práticas Os resultados indicam que as empresas brasileiras que fazem aquisições no exterior têm preferência pelas culturalmente próximas, que provavelmente apresentarão menores riscos de integração e maior probabilidade de efetivação de sinergias. A dissipação, no longo prazo, dos retornos negativos de curto prazo sugere a existência de viés pessimista na precificação inicial das aquisições internacionais por parte dos investidores.
Citação ABNT:
NODA, R. F.; OLIVEIRA JR., M. M.; KAYO, E. K. Internacionacionalização de empresas brasileiras por meio de aquisições e geração de valor para o adquirente. Revista de Finanças Aplicadas, v. 3, n. 1, p. 1-29, 2014.
Citação APA:
Noda, R. F., Oliveira Jr., M. M., & Kayo, E. K. (2014). Internacionacionalização de empresas brasileiras por meio de aquisições e geração de valor para o adquirente. Revista de Finanças Aplicadas, 3(1), 1-29.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/42448/internacionacionalizacao-de-empresas-brasileiras-por-meio-de-aquisicoes-e-geracao-de-valor-para-o-adquirente/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português