Marcação a mercado e marcação na curva de vencimento de títulos públicos brasileiros: aplicação da expansão de Taylor na divergência entre as rentabilidades aferidas pelas referidas técnicas de Valuation Outros Idiomas

ID:
42473
Resumo:
Esse artigo analisa a divergência entre a marcação a mercado e a marcação na curva de vencimento na apuração da rentabilidade de títulos públicos brasileiros. Foram considerados os títulos: Letra Financeira do Tesouro (LFT), Letra do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional, series B (NTN-B), C (NTN-C) e F (NTN-F). A abordagem quantitativa foi baseada em Hull (1997) e no Value at Risk (VaR) de renda fixa, destacado por Crouhy et al (2004), conjugado com a divergência não planejada, aplicados sobre a rentabilidade diária apuradas pela marcação a mercado e pela marcação na curva de vencimento. Os dados foram obtidos na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), sendo sua frequência diária e com início em 01/02/2006. Os resultados demonstraram que, ao aplicar a abordagem baseada na expansão de Taylor, a rentabilidade indicada pelas duas técnicas de avaliação converge para o valor indicado na curva de vencimento.
Citação ABNT:
FERREIRA, R. B. P.; BARBOSA, F. V. Marcação a mercado e marcação na curva de vencimento de títulos públicos brasileiros: aplicação da expansão de Taylor na divergência entre as rentabilidades aferidas pelas referidas técnicas de Valuation. Revista de Finanças Aplicadas, v. 1, n. 1, p. 1-31, 2013.
Citação APA:
Ferreira, R. B. P., & Barbosa, F. V. (2013). Marcação a mercado e marcação na curva de vencimento de títulos públicos brasileiros: aplicação da expansão de Taylor na divergência entre as rentabilidades aferidas pelas referidas técnicas de Valuation. Revista de Finanças Aplicadas, 1(1), 1-31.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/42473/marcacao-a-mercado-e-marcacao-na-curva-de-vencimento-de-titulos-publicos-brasileiros--aplicacao-da-expansao-de-taylor-na-divergencia-entre-as-rentabilidades-aferidas-pelas-referidas-tecnicas-de-valuation/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português