Vieses comportamentais na decisão de investimentos: um estudo empírico Outros Idiomas

ID:
42511
Resumo:
O presente estudo visa explorar possíveis características dos indivíduos que diferenciem seu comportamento frente a decisões de investimento. Foi aplicado um questionário, baseado na Teoria do Prospecto de Kahneman e Tversky (1979), em quatro cursos de MBA de duas importantes instituições educacionais situadas em São Paulo. Ao todo foram 206 questionários respondidos. A análise consistiu em aplicar o teste Qui-quadrado para verificar a significância estatística do comportamento observado na amostra como um todo e também se os indivíduos com diferença numa determinada característica apresentavam comportamentos distintos. Os resultados gerais obtidos estão alinhados com estudos anteriores aplicados no Brasil para alunos de graduação. Adicionalmente, este estudo sugere que, embora não exista diferença significativa entre as características dos indivíduos e seus comportamentos, alguns aspectos tendem a atenuar os vieses comportamentais, principalmente a experiência profissional em gestão de recursos. Porém, outros aspectos, como formação anterior e atual, revelam não terem influência sobre o comportamento na tomada de decisão de investimento.
Citação ABNT:
SERRA, R. G.; GALENO, M. M.; CONTANI, E. A. R.; TORRALVO, C. F.; MARINHO, B. L. Vieses comportamentais na decisão de investimentos: um estudo empírico. Revista de Finanças Aplicadas, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2010.
Citação APA:
Serra, R. G., Galeno, M. M., Contani, E. A. R., Torralvo, C. F., & Marinho, B. L. (2010). Vieses comportamentais na decisão de investimentos: um estudo empírico. Revista de Finanças Aplicadas, 1(1), 1-23.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/42511/vieses-comportamentais-na-decisao-de-investimentos--um-estudo-empirico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português