Percepção de justiça organizacional dos gestores no uso do balanced scorecard para a mensuração do desempenho estratégico Outros Idiomas

ID:
42704
Resumo:
Este estudo examina a percepção de Justiça Organizacional dos gestores no uso do balanced scorecard para a mensuração do desempenho estratégico de uma empresa industrial. Do ponto de vista de 47 respondentes, a pesquisa evidencia um fragmento da vivência da corporação na utilização do balanced scorecard como sistema de mensuração de desempenho estratégico. Os resultados da pesquisa mostram que à medida que o modelo estratégico causal se expande em sua capacidade de influenciar desempenhos individuais, mais intensa tende a ser a influência sobre a percepção de justiça distributiva. Em relação a percepção de justiça processual e cidadania organizacional, o estudo apresenta indícios de que os respondentes conhecem o modo pelo qual as regras são estabelecidas. Condizente com estudos prévios, a pesquisa sugere que a cidadania organizacional pode ter impacto sobre o modo como as atividades são coordenadas, influenciando assim o uso do balanced scorecard para a mensuração do desempenho estratégico.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; BARROS, C. M. E.; VESCO, D. G. D. Percepção de justiça organizacional dos gestores no uso do balanced scorecard para a mensuração do desempenho estratégico. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 10, n. 27, p. 32-45, 2016.
Citação APA:
Beuren, I. M., Barros, C. M. E., & Vesco, D. G. D. (2016). Percepção de justiça organizacional dos gestores no uso do balanced scorecard para a mensuração do desempenho estratégico. Revista de Contabilidade e Organizações, 10(27), 32-45.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/rco.v10i27.109014
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/42704/percepcao-de-justica-organizacional-dos-gestores-no-uso-do-balanced-scorecard-para-a-mensuracao-do-desempenho-estrategico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ADAMS, J. S. Inequity in social exchange. In: Berkowitz, L. (org. ). Advances in experimental social psychology. Nova York: Academic Press, 1965. vol. 2. pp 267-299.

ASSMAR, E. M. L.; FERREIRA, M. C.; SOUTO, S. D. O. Justiça organizacional: uma revisão crítica da literatura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 3, p. 443-453, 2005.

BEUGRÉ, C. D. Managing fairness in organizations. Westport, Connecticut: Greenwood Publishing Group, 1998.

BEUREN, I. M.; SANTOS, A. C. D. Balanced Scorecard: fins de sua utilização por gestores. Revista Economia e Gestão, v. 13, n. 33, p. 108-127, 2013.

BURNEY, L. L.; HENLE, C. A.; WIDENER, S. K. A path model examining the relations among strategic performance measurement system characteristics, organizational justice, and extra-and in-role performance. Accounting, Organizations and Society, v. 34, n. 3, p. 305-321, 2009.

COHEN-CHARASH, Yochi; SPECTOR, Paul E. The role of justice in organizations: A meta-analysis. Organizational behavior and human decision processes, v. 86, n. 2, p. 278-321, 2001.

CUGUERÓ-ESCOFET, N.; ROSANAS, J. M. The just design and use of management control systems as requirements for goal congruence. Management Accounting Research, v. 24, n. 1, p. 23-40, 2013.

EPSTEIN, M. J.; MANZONI, J. F. The Balanced Scorecard and Tableau de Bord: a global perspective on translating strategy into action. Fontainebleau: Insead, 1997.

FLORES E. L.; FACHINELLI, A. C.; GIACOMELLO, C. P. O Balanced Scorecard como condutor do processo de alinhamento do pensamento estratégico no Banco Alfa. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 33. , 2009, São Paulo. Anais. . . Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.

FREEMAN, R. E. Strategic management: a stakeholder approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

GASKI, J. F.; NEVIN, J. R. The differential effects of exercised and unexercised power sources in a marketing channel. Journal of Marketing Research, v. 22, n. 2, p. 130-142, 1985.

HAIR JR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ITTNER, C. D.; LARCKER, D. F.; RANDALL, T. Performance implications of strategic performance measurement in financial services firms. Accounting, Organizations and Society, v. 28, n. 7, p. 715-741, 2003.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard: translating strategy into action. Boston: Harvard Business Press, 1996.

LEVENTHAL, G. S.; KARUZA, J.; FRY, W. R. Beyond fairness: a theory of allocation preferences. In: Mikula, G. (Ed. ). Justice and social interaction. Bern: Hans Huber Publishers, 1980. pp 167-218.

OTLEY, D. Performance management: a framework for management control systems research. Management accounting research, v. 10, n. 4, p. 363-382, 1999.

PODSAKOFF, P. M.; AHEARNE, M.; MACKENZIE, S. B. Organizational citizenship behavior and the quantity and quality of work group performance. Journal of Applied Psychology, v. 82, n. 2, p. 262-270, 1997.

PODSAKOFF, P. M.; MACKENZIE, S. B. Impact of organizational citizenship behavior on organizational performance: A review and suggestion for future research. Human Performance, v. 10, n. 2, p. 133-151, 1997.

REZENDE, J. F.; NOGUEIRA, A. R. Alinhamento estratégico e balanceamento da performance: um estudo a partir da percepção de gerentes de agências bancárias. Revista ADM.MADE, v. 16, n. 3, p. 37-59, 2012.

SCHIEMANN, W. A.; LINGLE, J. H. Seven greatest myths of measurement. Management Review-Saranac Lake New York, v. 86, n. 1, p. 29-32, 1997.

SOTOMAYOR, A. M. S. B. Avaliação de desempenho e compromisso organizacional: a perspectiva da justiça organizacional. Revista Universo Contábil, v. 3, n. 3, p. 87-100, 2007.

SPESSATTO, G.; BEUREN, I. M. Análise das diferenças na implantação do Balanced Scorecard nas maiores empresas da região sul do Brasil. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 18, n. 2, p. 433-465, 2013.

SPRINKLE, G. B. Perspectives on experimental research in managerial accounting. Accounting, Organizations and Society, v. 28, n. 2, p. 287-318, 2003.

THIBAUT, J.; WALKER, L. Procedural justice: a psychological analysis. Hillsdale, NJ: Earlbaum, 1975.

WIERSMA, E. For which purposes do managers use the Balanced Scorecards? An empirical study. Management Accounting Research, v. 20, n. 4, p. 239-251, 2009.