Modelo de Previsão de Vendas em Jogos de Empresas: Potencializando a Prática dos Gestores Outros Idiomas

ID:
43078
Resumo:
A previsão de demanda desempenha um papel importante nas organizações, pois auxilia o gestor no processo de tomada de decisão. Em geral, as empresas não dispõem de recursos suficientes para alterar de forma substancial a oferta no curto prazo e atender a oscilação da demanda. Diante disso, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de previsão de vendas para uso em um jogo de empresas. A pesquisa abordou a técnico jogo de empresas como instrumento de pesquisa. Foi utilizada uma abordagem quantitativa com uso da análise de regressão linear múltipla. O modelo foi testado em um ambiente laboratorial no período de um ano simulado. Foram analisados e discutidos os erros na previsão de vendas com e sem o uso do modelo. Os principais resultados apontaram que o modelo contribuiu para melhorias no desempenho da empresa analisada sob a perspectiva operacional e financeira, sendo o erro considerado aceitável. O modelo foi capaz de prever a demanda obtendo-se um erro inferior às empresas que não usaram o modelo. Pôde-se verificar benefício decorrente do uso de um método estatístico para antecipar e prever demanda, uma vez que o modelo de previsão agregou valor à empresa, destacando-se a possibilidade de usar tais técnicas ou outras para antecipar a demanda futura. Entre as principais contribuições do estudo, foi destacado o uso de ambientes de simulação para teste de modelos e teorias na área de produção e operações para a produção de novos conhecimentos.
Citação ABNT:
SILVA, S. S.; OLIVEIRA, M. A.; LEAL JUNIOR, I. C. Modelo de Previsão de Vendas em Jogos de Empresas: Potencializando a Prática dos Gestores . Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 2, p. 50-64, 2016.
Citação APA:
Silva, S. S., Oliveira, M. A., & Leal Junior, I. C. (2016). Modelo de Previsão de Vendas em Jogos de Empresas: Potencializando a Prática dos Gestores . Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(2), 50-64.
DOI:
http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v10i2.578
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/43078/modelo-de-previsao-de-vendas-em-jogos-de-empresas--potencializando-a-pratica-dos-gestores-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BEN-ZVI, T. The efficacy of business simulation games in creating Decision Support Systems: An experimental investigation. Decision Support Systems, 49, p. 61–69, 2010.

DIEGUEZ-BARREIRO, J. H.; GONZÁLEZBENITO, J.; GALENDE, J. The use of management games in the Management research agenda. Developments in Business Simulation and Experiential Learning, v. 38, 2011.

GERBER, J. Z.; MIRANDA, R. G.; BORNIA, A. C.; FREIRES, F. G. M. Organização de Referenciais Teóricos Sobre Diagnóstico Para a Previsão de Demanda. Gestão Organizacional – Recife/PE – Brasil, v. 11, n. 1, p. 160 185 Jan./Abr. 2013.

GOLD, S.; PRAY, T. Inside the black box: an analysis of underlying demand functions in contemporary business simulations. Proceedings of the Association for Business Simulation and Experiential Learning Conference, Phoenix, AZ, USA, 9, 1982.

GOLD, S.; PRAY, T. Modeling non-price factors in the demand functions of computerized business simulations. Proceedings of the Association for Business Simulation and Experiential Learning Conference, Stillwater, OK, USA, 11, 1984.

GOODWIN, P. Integrating management judgment with statistical methods toimproveshorttermforecasts. Omega International Journal of Management Science, 30, p. 127–135, 2002.

GOOSEN, K. A Generalized Algorithm For Designing And Developing Business Simulations. Developments In Business Simulation and Experiential Exercises, v. 8, 1981.

HONAISER, E. H. R.; SAUAIA, A. C. A. Desenvolvimento e Aplicação de um Modelo para Previsão de Demanda em Jogos de Empresas. RACEletrônica, Curitiba, v. 2, n. 3, art. 7, p. 470-485, Set./Dez. 2008.

LAMBERT, N. E.; LAMBERT, D. R. Advertising Response In The Gold And Pray Algorithm: A Critical Assessment. Developments in Business Simulation & Experiential Exercises, v. 15, 1988.

LIN, T. Y. Estudo de modelos de previsão de demanda. Núcleo de Pesquisas e Publicações da FGV-EAESP. v. 3, n. 1, p. 25-29, 2000.

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S.; HYNDMAN, R. J. Forecasting Methods and Applications. John Wiley & Sons. 3a Edição. New York, 1988.

MELO, D. C.; ALCANTARA, R. L. C. A gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gestão e Produção, São Carlos, v. 18, n. 4, p. 809-824, 2011.

OLIVEIRA, M. A.; SAUAIA, A. C. A.; MOTTA, G. S.; GARCIA, P. A. A. Integração entre Educação Gerencial e Pesquisa em Administração: um estudo sobre o Desenvolvimento de um Laboratório de Gestão. Iberoamerican Academy of Management (IAM) 7th International Conference. December 5-7, Lima, Peru, 2011.

PORTER, A.; ROPER, T.; NASAN, T.; ROSSINI, F. Forecasting and management technology. New York: John Willey and Sons Press, 1991.

PRAY, T.; GOLD, S. Inside the Black Box – An Analysis of Underlying Demand Functions in Contemporary Business Simulations. Developments In Business Simulation and Experiential Exercises, v. 9, p. 110-115, 1982.

PROTO, L. O. Z.; MESQUITA, M. A. Previsão de demanda para planejamento da capacidade de empresa do setor cimenteiro. XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003.

ROSAS, A. R. Criação de um Simulador Educacional para Empreendedores: simulando novos negócios B2B de base tecnológica. Tese. (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil, 2009.

SAUAIA, A. C. A. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: contribuições para a educação gerencial. Tese. (Doutorado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 1995.

SHADOW MANAGER. Manual do Simulador Shadow Manager. Simulador Pedagógico de Gestão Empresarial. Versão 5.7.

SILVA, S. S.; OLIVEIRA, M. A.; MOTTA, G. S. Jogos de Empresas e Método do Caso: Contribuições ao Processo de Ensino e Aprendizagem em Administração. Revista Administração: Ensino e Pesquisa – RAEP, v. 14, n. 4, p. 667-705, 2013.

SYNTETOS, A. A.; NIKOLOPOULOS, K.; BOYLAN, J. E.; FILDES, R.; GOODWIN, P. The effects of integrating management judgement into intermittent demand forecasts. Int. J. Production Economics, 118, p. 72-81, 2009.

THAVIKULWAT, P. Simulating demand in an independent across-firms management game. Proceedings of the Association for Business Simulation and Experiential Learning Conference, Stillwater, OK, USA, 15, 1988.

WEBBY, R.; O’CONNOR, M. Judgement and Statistical Time Series Forecasting: a Review of the Literature. International Journal of Forecasting, v. 12, p. 91-118, 1996.

WERNER, L.; RIBEIRO, J. L. D. Modelo composto para prever demanda através da integração de previsões. Produção, v. 16, n. 3, p. 493-509, Set./ Dez. 2006.