Seção de Pessoal, Departamento de Pessoal, Administração de Pessoal, Administração de Relações Industriais, Administração de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, ... ou o multiforme esforço do constante jogo Outros Idiomas

ID:
4321
Autores:
Resumo:
Este texto procura desenvolver uma reflexão crítica a partir da conceituação mais recente, mas nem tão atual assim, da Gestão de Pessoas, intentando dispor tal conceituação em um horizonte histórico compatível com a prática sócio-econômica empresarial dos dias correntes. Assim exposto, inicialmente é feita uma análise etimológica do termo Gestão de Pessoas, com o intuito de tecer maiores esclarecimentos lingüísticos frente a tal denominação. A seguir, elabora-se uma leitura crítica compreensiva e histórica da administração de pessoas nos países centrais e, posteriormente, procede-se a igual leitura na ótica nacional, com destaque particular à herança do período getulista/trabalhista, ainda tão influente nas questões jurídicas relacionadas à temática. Feito este percurso, elaboram-se alguns considerandos finais, mas não definitivos, a respeito da complexa imbricação terminológica “gestão de pessoas”, aludindo-se principalmente aos aspectos referentes à opacidade dos mesmos e, particularmente, ao caráter alienante e alienador de tais práticas, em uma ótica sócio-econômico-linguística compatível com o estágio do conhecimento dos dias correntes, quando se destaca o papel do investigador/pesquisador que nesta seara desenvolve uma pseudo-ciência.
Citação ABNT:
COLTRO, A.Seção de Pessoal, Departamento de Pessoal, Administração de Pessoal, Administração de Relações Industriais, Administração de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, ... ou o multiforme esforço do constante jogo. Revista de Administração da Unimep, v. 7, n. 1, p. 41-60, 2009.
Citação APA:
Coltro, A.(2009). Seção de Pessoal, Departamento de Pessoal, Administração de Pessoal, Administração de Relações Industriais, Administração de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, ... ou o multiforme esforço do constante jogo. Revista de Administração da Unimep, 7(1), 41-60.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4321/secao-de-pessoal--departamento-de-pessoal--administracao-de-pessoal--administracao-de-relacoes-industriais--administracao-de-recursos-humanos--gestao-de-recursos-humanos--gestao-de-pessoas------ou-o-multiforme-esforco-do-constante-jogo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português