Homofobia e violência moral no trabalho no Distrito Federal Outros Idiomas

ID:
435
Resumo:
Neste artigo se analisam formas de violência moral no trabalho, envolvendo homos sexuais masculinos do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com trabalhadores desse grupo, com o intuito de registrar suas histórias de vida e situações de constrangimento em função de sua orientação sexual. O material coletado foi tratado mediante a análise de conteúdo, tendo sido discutidas duas categorias principais: a vida em sociedade e a vida em organizações. Os principais resultados revelam a existência de um contexto de violência moral, explícita ou velada, e de omissão dos superiores hierárquicos em relação a tais situações. Conclui-se que este estudo pode auxiliar na compreensão da violência moral no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade de as organizações trabalharem na prevenção e no combate à discriminação em qualquer nível.
Citação ABNT:
SIQUEIRA, M. V. S.; SARAIVA, L. A. S.; CARRIERI, A. P.; LIMA, H. K. B.; ANDRADE, A. J. A. Homofobia e violência moral no trabalho no Distrito Federal. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 50, art. 3, p. 447-461, 2009.
Citação APA:
Siqueira, M. V. S., Saraiva, L. A. S., Carrieri, A. P., Lima, H. K. B., & Andrade, A. J. A. (2009). Homofobia e violência moral no trabalho no Distrito Federal. Organizações & Sociedade, 16(50), 447-461.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/435/homofobia-e-violencia-moral-no-trabalho-no-distrito-federal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português