Fluxos migratórios lusófonos em direção ao Canadá: O caso português e o brasileiro Outros Idiomas

ID:
43703
Autores:
Resumo:
Este trabalho é fruto de pesquisa exploratória feita em Montreal – subsidiada pelo governo canadense no ano de 2006 – e das reflexões acerca da relação entre o mundo lusófono e a instituição escolar no âmbito do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Populações Brasileiras no Brasil e no Mundo: o Papel da Instituição Escolar apoiado pelo CNPq e pela FAPESP. A partir de contato com comunidade de diáspora portuguesa e brasileira em Montreal e de um breve resgate da história da lusofonia, discutiremos a semi-perifericidade econômico-social de Portugal e de suas antigas-colônias, mais especificamente, do Brasil. Destacaremos que, apesar do referido país da União Européia ter construído o mais longo império colonial da história da humanidade, a diáspora portuguesa é evidente e o Canadá tem sido um dos destinos preferidos pelos portugueses. Além disto, apontamos que o Brasil, hoje, apresenta fluxo migratório de pessoal qualificado em direção ao citado país da América do Norte. Finalmente, no âmbito destes movimentos da população lusófona, debateremos: 1- O papel da instituição escolar no contexto montrealense no sentido da difusão do patrimônio simbólico lusófona: língua e cultura; 2- A transferência de patrimônio cultural brasileiro para o Canadá por meio do fenômeno conhecido como fuga de cérebros; eixos de discussão em que a relação entre a instituição escolar e o direito à lusofonia está expressamente colocada.
Citação ABNT:
SILVA, N.Fluxos migratórios lusófonos em direção ao Canadá: O caso português e o brasileiro. Pensamento & Realidade, v. 22, n. 1, p. 81-105, 2008.
Citação APA:
Silva, N.(2008). Fluxos migratórios lusófonos em direção ao Canadá: O caso português e o brasileiro. Pensamento & Realidade, 22(1), 81-105.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/43703/fluxos-migratorios-lusofonos-em-direcao-ao-canada--o-caso-portugues-e-o-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português