A globalização e o comportamento do mercado de trabalho: uma abordagem sobre o desemprego no Brasil

ID:
43875
Resumo:
O objetivo deste artigo é tecer comentários sobre a globalização e seus efeitos produzidos sobre as relações de trabalho, em que a automação se torna a responsável pela expulsão de milhares de trabalhadores do processo produtivo, bem como da precarização dos postos de trabalho. O resultado, ou seja, as conseqüências desse processo é o aumento dos problemas sociais, principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, onde se verifica a existência de uma alta carga tributária, que propicia a exclusão de milhares de trabalhadores qualificados e desqualificados, cuja solução para a sobrevivência encontrase na informalidade, dando vazão à sonegação.
Citação ABNT:
SILVA, J. U.A globalização e o comportamento do mercado de trabalho: uma abordagem sobre o desemprego no Brasil. Pensamento & Realidade, v. 9, n. 1, p. 32-58, 2001.
Citação APA:
Silva, J. U.(2001). A globalização e o comportamento do mercado de trabalho: uma abordagem sobre o desemprego no Brasil. Pensamento & Realidade, 9(1), 32-58.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/43875/a-globalizacao-e-o-comportamento-do-mercado-de-trabalho--uma-abordagem-sobre-o-desemprego-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português