O Papel do Planejamento Estratégico em uma Organização Outros Idiomas

ID:
44006
Resumo:
Este artigo demonstra a importância das boas práticas do planejamento estratégico para a gestão eficaz de uma organização. Atualmente as empresas aprimoram suas técnicas e traçam planos de ações para manterem-se em mercados mais e mais competitivos e sujeitos a mudanças extremas. Considerado uma das mais importantes funções administrativas, o planejamento estratégico utiliza os recursos disponíveis à organização combinando ações pré-estabelecidas para se atingir um objetivo futuro. Alguns conceitos ligados ao planejamento estratégico, sua implementação e suas demandas foram abordados neste trabalho que utiliza tais recursos para analisar um estudo de caso real de desenvolvimento e implantação de tais práticas em uma empresa do ramo metalúrgico atuante na venda de máquinas no mercado nacional, mas em fase de ampliação seus pontos de venda. Para tanto, a organização utilizou-se dos recursos já disponíveis internamente e outros adicionais, que também foram analisados a fim de verificar se o objetivo traçado foi alcançado.
Citação ABNT:
COLTRO, A.; PAZZINI, ?. D. S. O Papel do Planejamento Estratégico em uma Organização. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, n. 2, p. 136-156, 2016.
Citação APA:
Coltro, A., & Pazzini, ?. D. S. (2016). O Papel do Planejamento Estratégico em uma Organização. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 6(2), 136-156.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44006/o-papel-do-planejamento-estrategico-em-uma-organizacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
FARIA, J. C. Administração: introdução ao estudo. 3. ed. São Paulo: Thomson/Pioneira, 1997.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

NOBREGA, F. A importância da estratégia e do planejamento para as organizações em tempos de crise. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importanciadaestrategia-e-do-planejamento-para-as-organizacoes-em-tempos-de-crise/37849/. acessado em 06/03/2015.

PORTO, M. A. G. O planejamento estratégico como forma de otimizar o gerenciamento nas organizações. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/1022.pdf. acessado em 23/03/2015.

RIBEIRO, H. A.; ANDRADE, M. A. V. A Importância do Planejamento Estratégico nas Organizações Atuais. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia/article/view/63. acessado em 28/03/2015.

ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002.

TAVARES, M. C. Planejamento estratégico. A opção entre sucesso e fracasso empresarial. São Paulo. Editora Habra, 1991.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: na administração das organizações. Edição Compacta. 3. d. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.