Análise das Publicações Científicas sobre Capital Social Empreendedor no Período de 2004 A 2013: Um Campo em Emergência Outros Idiomas

ID:
44094
Periódico:
Resumo:
O estudo do capital social empreendedor é um enfoque emergente nas pesquisas em empreendedorismo. Visa compreender a criação de empresas como um resultado das interações sociais e dos relacionamentos especialmente com indivíduos, instituições e comunidades. Esse estudo procura analisar a produção científica internacional e nacional sobre capital social empreendedor no período de dez anos (2004-2013). O levantamento das publicações foi realizado no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). Essa pesquisa se caracteriza como quantitativa, de natureza descritiva e a amostra foi composta de cinquenta e nove publicações. Foi evidenciado que o periódico com maior número de publicações é o “Entrepreneurship Theory and Practice”; que R. S. Burt é o autor mais referenciado nos artigos internacionais, enquanto H. E. Aldrich é o mais referenciado nos artigos nacionais. Observou-se ainda um crescimento exponencial das publicações nessa temática.
Citação ABNT:
SOUZA, T. R.; TEIXEIRA, R. M. Análise das Publicações Científicas sobre Capital Social Empreendedor no Período de 2004 A 2013: Um Campo em Emergência . Revista Pretexto, v. 17, n. 3, p. 103-116, 2016.
Citação APA:
Souza, T. R., & Teixeira, R. M. (2016). Análise das Publicações Científicas sobre Capital Social Empreendedor no Período de 2004 A 2013: Um Campo em Emergência . Revista Pretexto, 17(3), 103-116.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.2715
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44094/analise-das-publicacoes-cientificas-sobre-capital-social-empreendedor-no-periodo-de-2004-a-2013--um-campo-em-emergencia-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ADLER, P. S.; KWON, S. W. Social capital: Prospects for a new concept. Academy of Management Review, v. 27, n. 1, p. 17-40, 2002.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

BAKER, E.; ONYX, J.; EDWARDS, M. Emergence, social capital and entrepreneurship: Understanding networks from inside. E:CO Issue, v. 13, n. 3, p. 21-38, 2011.

BAUERNSCHUSTER, S.; FALCK, O.; HEBLICH, S. Social capital access and entrepreneurship. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 76, n. 3, p. 821-833, 2010.

BIRLEY, S. The role of networks in the entrepreneurial process. Journal of Business Venturing, v.1., n.1, p. 107-117, 1985.

BORGES, C.; FILION, L. J. Evolução do capital social empreendedor dos spin-offs universitários. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 1, n. 1, p. 3-31, 2012.

BORGES, C. O papel do capital social do empreendedor na criação de empresas tecnológicas. Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 2, p. 162-181, jul./set. 2011.

COLEMAN, J. S. Social capital in the Creation of Human Capital. American Journal of Sociology, v. 94, p. 95-120, 1988.

COPE, J.; JACK, S.; ROSE, M. B. Social Capital and Entrepreneurship: An Introduction. International Small Business Journal, v. 25, n. 3, p. 213-220, 2007.

DAVIDSSON, P. HONIG. B. The role of social and human capital among nascent entrepreneurs. Journal of Business Venturing, n. 18, p. 301-331, 2003.

DINDA, S. Social capital in the creation of human capital and economic growth: A productive consumption approach. The Journal of Socio-Economics, n. 37, p. 2020-2033, 2008.

GARTNER, W. B. “Who is an entrepreneur?” is the wrong question. Entrepreneurship Theory and Pratice, v. 13, p. 4767, 1989.

GEDAJLOVIC, E.; HONIG, B.; MOORE, C. B.; PAYNE, G. T.; WRIGHT, M. Social capital and Entrepreneurship: A Schema and Research Agenda. Entrepreneurship Theory and Pratice, v. 37, n. 3, p. 455-478, 2013.

GRANOVETTER, M. S. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, 1973.

KIM, B. Y.; KANG, Y. Social capital and entrepreneurial activity: A pseudo-panel approach. Journal of Economic Behavior & Organization, n. 97, p. 47-60, 2014.

KWON, S. W.; ARENIUS, P. Nations of entrepreneurs: A social capital perspective. Journal of Business Venturing, v. 25, n. 3, p. 315-330, 2010.

KWON, S. W.; HEFLIN, C.; RUEF, M. Community Social Capital and Entrepreneurship. American Sociological Review, v. 78, n. 6, p. 980-1008, 2013.

LIAO, J.; WELSCH, H. Roles of Social Capital in Venture Creation: Key Dimensions and Research Implications. Journal of Small Business Management, v. 43, n. 4, p. 345-362, 2005.

LIGHT, I.; DANA, L. P. Boundaries of Social Capital in Entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Pratice, v. 37, n. 3, p. 603-624, 2013.

MIHAELA-RALUCA, B.; Social capital framework and its influence on the entrepreneurial activity. Annals of Faculty of Economics, v. 1, n. 1, p. 581-589, 2013.

NAHAPIET, J.; GHOSHAL, S. Social capital, intellectual capital, and the organizational advantage. Academy of Management Review, v. 23, n. 2, p. 242-266, 1998.

PERREAULT, C.; BRENNER, G. A.; MENZIES, T. V.; FILION, L. J.; RAMANGALAHY, C. Social capital and business performance: Ethnic enterprises in Canada. International Journal of Business and Globalisation, v. 1, n. 2, p. 145-160, 2007.

RASS, M.; DUMBACH, M; DANZINGER, F.; BULLINGER, A. C.; MOESLEIN, K. M. Open innovation and firm performance: The mediating role of social capital. Creativity and Innovation Management, v. 22, n. 2, p. 177-194, 2013.

SANTOS, J. L. S.; URIONA-MALDONADO, M.; SANTOS, R. N. M. Inovação e conhecimento organizacional: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas até 2009. Revista Organizações em Contexto, v. 7, n. 13, p. 3158, 2011.

SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research Methods for Business Students. 4. ed. Harlow: Pearson Education, 2007.

SEN, S.; COWLEY, J. The Relevance of Stakeholder Theory and Social Capital Theory in the Context of CSR in SMEs: An Australian Perspective. Journal of Business Ethics, v. 118, p. 413-427, 2013.

TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing and Management, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.

VENÂNCIO, D. M.; ANDRADE, D.; FIATES, G. G. S. Inovação em Serviços: Um estudo bibliométrico da produção científica no Portal CAPES até setembro de 2013. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 1, p. 137-157, 2014.

ZHAO, W.; RITCHIE, J. R. B.; ECHTNER, C. M. Social Capital and Tourism Entrepreneurship. Annals of Tourism Research, v. 38, n. 4, p. 1570–1593, 2011.