A Relação entre o Monitoramento dos Analistas de Mercado e as Características de Valuation das Companhias Brasileiras Outros Idiomas

ID:
44103
Resumo:
Dentre os diversos benefícios da atividade desempenhada pelos analistas de mercado, destacam-se: acrescentar valor à empresa e diminuir a assimetria de informação e o custo de capital (CHANG; DASGUPTA; HILARY, 2006). O presente estudo analisa o impacto do monitoramento desses analistas em características de valuation das companhias abertas brasileiras. Para se alcançar o objetivo, são realizadas regressões, com dados em painel, em uma amostra de 63 empresas, no período de 1997 a 2012, contemplando entre 300 e 2.300 observações. Após a formulação e o teste de três hipóteses, nenhuma delas foi rejeitada. Na primeira hipótese, percebe-se uma correlação positiva e significativa entre o número de analistas que seguem a empresa e seu respectivo valor. Na segunda hipótese, as empresas com valor do Ativo no primeiro quartil (as pequenas) apresentam melhor correlação entre número de analistas e valor, em comparação com as do quarto quartil (grandes empresas). Na terceira hipótese, no conjunto de todas as empresas, a variável número de analistas é significativa e negativa, mostrando uma correlação segundo a qual quanto maior for o número analistas, menor é o custo de capital próprio. Assim, de acordo com os resultados obtidos, confirma-se a tese de que o acompanhamento das empresas brasileiras de capital aberto pelos analistas de mercado, indiretamente diminuindo a assimetria de informação, produz efeito positivo.
Citação ABNT:
LIMA, G. A. S. F.; LUCA, M. M. M. A Relação entre o Monitoramento dos Analistas de Mercado e as Características de Valuation das Companhias Brasileiras . Revista Universo Contábil, v. 12, n. 4, p. 129-151, 2016.
Citação APA:
Lima, G. A. S. F., & Luca, M. M. M. (2016). A Relação entre o Monitoramento dos Analistas de Mercado e as Características de Valuation das Companhias Brasileiras . Revista Universo Contábil, 12(4), 129-151.
DOI:
10.4270/ruc.2016431
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44103/a-relacao-entre-o-monitoramento-dos-analistas-de-mercado-e-as-caracteristicas-de-valuation-das-companhias-brasileiras-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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