Amigos, amigos: negócios à parte? Outros Idiomas

ID:
4413
Resumo:
Neste trabalho, teve-se por objetivo analisar a forma como executivos masculinos do setor financeiro conceituam amizade no ambiente de trabalho e como percebem o apoio social recebido de amigos. Foram entrevistados dez executivos do setor financeiro, responsáveis por área estratégica, visando obter informações sobre a influência das relações de amizade no local de trabalho para a construção de apoio instrumental, informacional e emocional desses entrevistados. O tipo de pesquisa é qualitativo e o método utilizado foi o estudo de caso em que se usou a técnica de entrevista narrativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os executivos. Apesar do caráter abstrato e despersonalizado atribuído às pessoas no trabalho por alguns teóricos e por organizações contemporâneas, que consideram o ambiente organizacional como um local neutro e isento de manifestações de ordens social e afetiva, todos os participantes reconheceram a presença de relações de amizade no ambiente de trabalho. Embora o conceito de amizade tenha diferido entre os pesquisados, todos afirmaram, independentemente do conceito adotado, que as amizades representam importante fonte de apoio social, em suas formas instrumental, emocional e informacional.
Citação ABNT:
SOUZA, E. M.; GARCIA, A. Amigos, amigos: negócios à parte?. RAUSP Management Journal, v. 43, n. 3, art. 3, p. 238-249, 2008.
Citação APA:
Souza, E. M., & Garcia, A. (2008). Amigos, amigos: negócios à parte?. RAUSP Management Journal, 43(3), 238-249.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4413/amigos--amigos--negocios-a-parte-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português