Modelo de risco para carteiras de créditos corporativos Outros Idiomas

ID:
4415
Resumo:
Os modelos de risco de crédito de portfolio que se difundiram na indústria bancária internacional têm aplicação restrita no Brasil, devido às características do mercado de crédito. O objetivo nesta pesquisa é propor um conjunto de procedimentos para mensurar o risco de portfolios de créditos concedidos por instituições financeiras a empresas, considerando a disponibilidade de dados do mercado de crédito brasileiro. Na abordagem proposta, as perdas das empresas da carteira são modeladas individualmente e os resultados são agregados para se obter as perdas totais do portfolio. Utilizando a técnica da Simulação de Monte Carlo, são gerados milhares de cenários para a situação econômico-financeira futura das empresas da carteira. Os cenários gerados dão origem a possíveis valores de perda para as empresas individualmente e para o portfolio como um todo. O processo é ilustrado aplicando-se o modelo a um portfolio hipotético, construído com base nos dados das carteiras de crédito das instituições financeiras no Brasil. O modelo gera a distribuição das perdas da carteira de crédito, a partir da qual podem ser obtidas medidas que quantificam o risco do portfolio, como a perda esperada e a perda não-esperada, e calculado o capital econômico que deve ser alocado pela instituição. Os resultados obtidos indicam que o modelo proposto se configura como uma alternativa que permite ser o risco de carteiras de crédito mensurado.
Citação ABNT:
BRITO, G. A. S.; ASSAF NETO, A. Modelo de risco para carteiras de créditos corporativos. RAUSP Management Journal, v. 43, n. 3, art. 5, p. 263-274, 2008.
Citação APA:
Brito, G. A. S., & Assaf Neto, A. (2008). Modelo de risco para carteiras de créditos corporativos. RAUSP Management Journal, 43(3), 263-274.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4415/modelo-de-risco-para-carteiras-de-creditos-corporativos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português