Para Além da Formação Acadêmica: As Contribuições da Iniciação Científica para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Estudantes da Área de Administração Outros Idiomas

ID:
44188
Resumo:
A Iniciação Científica (IC) na graduação pode ser considerada uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades acadêmicas e interpessoais, bem como encontrarem direcionamento profissional. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como os Programas de Iniciação Científica estão contribuindo com a formação de estudantes da área de Administração. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados mediante realização de entrevista e aplicação de questionários. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para fazer a sistematização e a interpretação dos dados. Entre os principais resultados, o perfil dos estudantes envolvidos com pesquisa é formado por jovens com menos de 25 anos, em sua maioria, mulheres e estudam no turno matutino. Constatou-se ainda que a busca por novos conhecimentos e aperfeiçoamento do currículo são os principais fatores motivacionais para ingressar em um Programa de Iniciação Científica. A pesquisa, também, revelou a avaliação dos graduandos sobre a participação nas pesquisas e as dificuldades enfrentadas. De forma geral, foi possível concluir, com base na percepção dos participantes, que a IC gera impactos positivos na vida pessoal, profissional e acadêmica dos estudantes da área de Administração na instituição analisada.
Citação ABNT:
PINTO, N. L. S.; FERNANDES, L. M. A.; SILVA, F. F. Para Além da Formação Acadêmica: As Contribuições da Iniciação Científica para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Estudantes da Área de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 301-325, 2016.
Citação APA:
Pinto, N. L. S., Fernandes, L. M. A., & Silva, F. F. (2016). Para Além da Formação Acadêmica: As Contribuições da Iniciação Científica para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Estudantes da Área de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 17(2), 301-325.
DOI:
10.13058/raep.2016.v17n2.352
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44188/para-alem-da-formacao-academica--as-contribuicoes-da-iniciacao-cientifica-para-o-desenvolvimento-pessoal-e-profissional-de-estudantes-da-area-de-administracao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANTONOW, L. M. Análise Funcional: um texto para iniciação científica. 2001. 66 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro, Rio Claro, 2011.  

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRITO, H. M. A. O Impacto da Iniciação Científica do Graduando de Administração e os Incentivos da Instituição para Instigar o Interesse dos Discentes pela Pesquisa. 2012. 67 folhas. Monografia (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Piauí, Picos-PI, 2012.

CNPq, Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Iniciação Científica. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2015.

COELHO FILHO, M. de S. A Iniciação Científica de Professores em Formação Inicial do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, Pólo Parintins-Am. 2012. 91fls. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012.

CONCEICAO, A. J. da. Contribuições do Programa de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (UEL): a formação de um habitus adequado ao campo científico. 2012 126 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

CYRILLO, R. J. T. Influência de um Programa de Iniciação Científica na Graduação sobre a Situação Profissional de Médicos Formados na UFF. 2012. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAY, D. E. Doing research in the real world. 3.ed. Londres: Sage, 2014.

JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J.; TURNER, L. A. Toward a definition of mixed method research. Journal of Mixed Methods Research, v.1, n.2, p. 112-133, 2007.

MARQUES, J. G. Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo de caso de anos recentes. 2012. 118 folhas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. 

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre Iniciação Científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, jan./abr., 2010.

MENEGASSO, P. J. Análise de uma Proposta de Ensino de Compostos Inorgânicos, Reações Químicas e da Pesquisa de Iniciação Científica no Ensino Profissionalizante Pós-Médio.  2011. 149 folhas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências Química, da Vida e Saúde) – UFSM FURG/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. 

MYERS, M. D. Qualitative research in Business and Management. 2.ed. Londres: Sage, 2013

NASCIMENTO, M. B. da C. Iniciação Científica e seus Impactos na Formação Acadêmica Superior: um estudo de caso em Sergipe (1995-2008). 2011. 196 folhas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2011. PRPPG, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBIC/PIC. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2015.

NASCIMENTO, M. B. da C. PIBIC-EM. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2015.

RAMOS, M. S. Avaliação de um Programa de Iniciação Científica em Saúde: um estudo sobre o PIBIC da Fiocruz Bahia. 2012. 124 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Instituição de Ensino) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

SANTOS, J. K. R. dos. Oportunidades de Aprender sobre Pesquisa na Iniciação Científica Júnior de uma Bolsista no Clube de Ciências da UFPA.  2011. 171 folhas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

TEIXEIRA, E. B.; VICTEL, M. S.; LAMPERT, A. L. Iniciação Científica: Desenvolvendo Competências e Habilidades na Formação do Administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXI, 2007, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: ENANPAD, 2007.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2013.