Título Inglês:
The strategic relevance of the Brazilian subsidiaries of multinationals corporations
Título Espanhol:
Importancia estratégica de filiales brasileñas de las empresas multinacionales
Resumo:
O propósito neste artigo é identificar os fatores organizacionais que propiciam a formação de subsidiárias com maior relevância estratégica. Relevância estratégica é a terminologia escolhida para referenciar a importância estratégica diferenciada que determinadas filiais possuem em relação às demais, como uma forma de garantir a vantagem competitiva global. Os fatores organizacionais que teoricamente influenciam a relevância estratégica são as competências organizacionais da subsidiária, a orientação empreendedora, a autonomia das subsidiárias e a integração entre matriz e subsidiárias. Um estudo exploratório foi realizado com uma amostra de 118 das mil maiores subsidiárias de corporações estrangeiras no Brasil. Os principais resultados apontam que a relevância estratégica das subsidiárias estrangeiras no Brasil depende, em especial, das competências das subsidiárias quanto à interface com a matriz, da comunicação entre subsidiárias e matriz em termos de quão bem as competências das subsidiárias são compreendidas pela matriz, e da orientação empreendedora concedida pela matriz às subsidiárias.
Resumo Inglês:
This article identifies organizational factors that influence the formation of strategically relevant subsidiaries. Strategic relevance is the expression used to describe the unique strategic importance of certain subsidiaries in relation to others, as a means of ensuring global competitive advantage. The organizational factors that theoretically influence strategic relevance are the organizational competencies of the subsidiary, its entrepreneurial orientation, the autonomy of the subsidiaries, and the integration of headquarters and subsidiaries. An exploratory study was conducted with a sample of 118 of the 1,000 largest subsidiaries of foreign corporations in Brazil. The main results show that the strategic relevance of foreign subsidiaries in Brazil depends particularly on subsidiaries' competencies in their interface with headquarters; on the communication between the subsidiaries and headquarters in terms of how well the subsidiaries' competencies are understood by the headquarters; and on the entrepreneurial orientation that headquarters allows their subsidiaries.
Resumo Espanhol:
El objetivo en este artículo es identificar los factores de organización que influyen en la formación de filiales con mayor importancia estratégica. Importancia estratégica es la terminología utilizada para referirse a la relevancia estratégica diferenciada que tienen algunas filiales con respecto a las demás, como una forma de garantizar la ventaja competitiva global. Los factores de organización que teóricamente influyen en la importancia estratégica son las competencias organizacionales de la filial, la orientación empresarial, la autonomía de las filiales y la integración entre sede y filiales. Se realizó un estudio exploratorio con una muestra de 118 de las mil mayores filiales de empresas extranjeras en Brasil. Los principales resultados muestran que la importancia estratégica de las filiales extranjeras en Brasil depende, especialmente, de las competencias de dichas filiales en cuanto a su integración con la sede; de la comunicación entre filiales y sede, en lo que concierne al adecuado nivel de comprensión de las competencias de las filiales por parte de la sede; y de la orientación ofrecida por la sede a las filiales en las actividades empresariales.
Citação ABNT:
OLIVEIRA JÚNIOR, M. M.; BORINI, F. M.; GUEVARA, A. J. H. The strategic relevance of the Brazilian subsidiaries of multinationals corporations. RAUSP Management Journal, v. 44, n. 4, art. 1, p. 285-298, 2009.
Citação APA:
Oliveira Júnior, M. M., Borini, F. M., & Guevara, A. J. H. (2009). The strategic relevance of the Brazilian subsidiaries of multinationals corporations. RAUSP Management Journal, 44(4), 285-298.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4423/the-strategic-relevance-of-the-brazilian-subsidiaries-of-multinationals-corporations/i/pt-br