The strategic relevance of the Brazilian subsidiaries of multinationals corporations Outros Idiomas

ID:
4423
Resumo:
O propósito neste artigo é identificar os fatores organizacionais que propiciam a formação de subsidiárias com maior relevância estratégica. Relevância estratégica é a terminologia escolhida para referenciar a importância estratégica diferenciada que determinadas filiais possuem em relação às demais, como uma forma de garantir a vantagem competitiva global. Os fatores organizacionais que teoricamente influenciam a relevância estratégica são as competências organizacionais da subsidiária, a orientação empreendedora, a autonomia das subsidiárias e a integração entre matriz e subsidiárias. Um estudo exploratório foi realizado com uma amostra de 118 das mil maiores subsidiárias de corporações estrangeiras no Brasil. Os principais resultados apontam que a relevância estratégica das subsidiárias estrangeiras no Brasil depende, em especial, das competências das subsidiárias quanto à interface com a matriz, da comunicação entre subsidiárias e matriz em termos de quão bem as competências das subsidiárias são compreendidas pela matriz, e da orientação empreendedora concedida pela matriz às subsidiárias.
Citação ABNT:
OLIVEIRA JÚNIOR, M. M.; BORINI, F. M.; GUEVARA, A. J. H. The strategic relevance of the Brazilian subsidiaries of multinationals corporations. RAUSP Management Journal, v. 44, n. 4, art. 1, p. 285-298, 2009.
Citação APA:
Oliveira Júnior, M. M., Borini, F. M., & Guevara, A. J. H. (2009). The strategic relevance of the Brazilian subsidiaries of multinationals corporations. RAUSP Management Journal, 44(4), 285-298.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês