Análise do relacionamento entre estágios evolutivos da gestão ambiental e dimensões de recursos humanos: estado da arte e survey em empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
4427
Resumo:
O propósito desta pesquisa é analisar os relacionamentos entre dimensões de recursos humanos e os estágios evolutivos da gestão ambiental empresarial. Para tanto, realizou-se uma fundamentação teórica acerca da evolução da gestão ambiental nas empresas e sobre como as principais dimensões funcionais e competitivas da gestão de recursos humanos podem contribuir para essa área de gestão. Essa fundamentação teórica apoiou o desenvolvimento de uma pesquisa do tipo survey, com dados oriundos de 94 empresas possuidoras de certificação ISO 14001, para posterior análise e processamento por meio de técnicas estatísticas. Os resultados indicam que a gestão ambiental proativa, no estágio de integração externa, requer o apoio de ampla gama de dimensões de recursos humanos, principalmente daquelas com orientação estratégica; por outro lado, percebe-se que as variáveis correspondentes aos estágios iniciais de gestão ambiental tendem a não requerer amplo e estratégico suporte das dimensões de recursos humanos, o que pode ser explicado pelo caráter pontual e restrito dessas atividades de gestão ambiental. Por fim, adicionam-se resultados que revelam um conjunto importante de dimensões de recursos humanos que tende a não se relacionar com a gestão ambiental empresarial; entretanto, acredita-se que tais dimensões sejam relevantes para que as organizações aperfeiçoem suas atividades de gestão ambiental empresarial.
Citação ABNT:
JABBOUR, C. J. C.; SANTOS, F. C. A.; NAGANO, M. S. Análise do relacionamento entre estágios evolutivos da gestão ambiental e dimensões de recursos humanos: estado da arte e survey em empresas brasileiras. RAUSP Management Journal, v. 44, n. 4, art. 4, p. 342-364, 2009.
Citação APA:
Jabbour, C. J. C., Santos, F. C. A., & Nagano, M. S. (2009). Análise do relacionamento entre estágios evolutivos da gestão ambiental e dimensões de recursos humanos: estado da arte e survey em empresas brasileiras. RAUSP Management Journal, 44(4), 342-364.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4427/analise-do-relacionamento-entre-estagios-evolutivos-da-gestao-ambiental-e-dimensoes-de-recursos-humanos--estado-da-arte-e-survey-em-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português