Reputação do diretor-executivo no desempenho das companhias abertas da América Latina Outros Idiomas

ID:
44306
Resumo:
Um dos mecanismos de controle utilizados pelos acionistas tem como base o perfil dos gestores, considerando que a reputação de um gestor tende a reduzir os incentivos para um comportamento oportunístico e os custos associados à racionalidade limitada. Assim, com base na Teoria da Economia dos Custos de Transação e na Teoria da Agência, a reputação do gestor, além de reduzir tais custos, está relacionada à reputação da empresa, o que, por sua vez, pode influenciar o seu desempenho. O estudo tem por objetivo investigar a influência da reputação do diretor-executivo no desempenho empresarial em companhias abertas. A pesquisa reúne uma amostra de 46 empresas latino-americanas listadas na bolsa de valores de Nova Iorque, em 31/12/2013, e utiliza-se da análise descritiva e dos testes de Diferença entre Médias, Correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Dentre os resultados encontrados, verificou-se que os diretores-executivos (gestores) com visibilidade na mídia possuem maior reputação e que as empresas brasileiras possuem diretores-executivos com maior reputação, comparando-se-as com aquelas dos demais países analisados. Os resultados apontaram ainda, que a reputação do diretorexecutivo influencia, positiva e significativamente, o desempenho empresarial. Destarte, ao se considerar o impacto verificado no desempenho das empresas da amostra, pode-se confirmar que é relevante a escolha do diretor-executivo com boa reputação pelas empresas.
Citação ABNT:
LUCA, M. M. M.; GÓIS, A. D.; ALMEIDA, T. A.; LIMA, P. A. M.; SILVA, R. M. Reputação do diretor-executivo no desempenho das companhias abertas da América Latina . Enfoque Reflexão Contábil, v. 36, n. 1, p. 65-84, 2017.
Citação APA:
Luca, M. M. M., Góis, A. D., Almeida, T. A., Lima, P. A. M., & Silva, R. M. (2017). Reputação do diretor-executivo no desempenho das companhias abertas da América Latina . Enfoque Reflexão Contábil, 36(1), 65-84.
DOI:
10.4025/enfoque.v36i1.31458
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44306/reputacao-do-diretor-executivo-no-desempenho-das-companhias-abertas-da-america-latina-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português