Método para Elaboração e Acompanhamento da Estratégia de Negócios na Área da Saúde Outros Idiomas

ID:
44314
Resumo:
Em muitos empreendimentos da área da saúde, o proprietário/gestor não tem conhecimento de estratégia empresarial, levando a uma falta de estratégia ou mal direcionamento da empresa. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um método simplificado para a elaboração e acompanhamento da estratégia de negócios de empresas da área da saúde. Com um software desenvolvido para apoiar o método, os gestores terão um apoio para elaborar e monitorar sua Visão, Missão, Valores e objetivos estratégicos, contribuindo para um melhor gerenciamento. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre estratégia empresarial, que possibilitou a criação de requisitos para desenvolvimento do sistema. Em seguida desenvolveu-se um software para estabelecimento e monitoria dos objetivos estratégicos das organizações, que foi avaliado por testes exploratórios em três empreendimentos e mais três empreendimentos como grupo controle; o método foi avaliado também por especialistas em informática, que analisaram o software; e especialistas em administração, que analisaram conceitos de estratégia colocados no método. Os resultados mostraram que o método e o software foram validados nas três formas de avaliação.
Citação ABNT:
CARVAJAL JR., C. J.; KAWAMOTO JR., L. T. Método para Elaboração e Acompanhamento da Estratégia de Negócios na Área da Saúde . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 13, n. 3, p. 36-47, 2016.
Citação APA:
Carvajal Jr., C. J., & Kawamoto Jr., L. T. (2016). Método para Elaboração e Acompanhamento da Estratégia de Negócios na Área da Saúde . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 13(3), 36-47.
DOI:
10.21450/rahis.v13i3.3689
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44314/metodo-para-elaboracao-e-acompanhamento-da-estrategia-de-negocios-na-area-da-saude--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
RIBEIRO, J. C.; RUOFF, A. B.; BAPTISTA, C. L. B. M. (2014). Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem: avanços na gestão do cuidado. J. Health Inform, 6(3), 75-80

ASP.NET. Ndd. Disponível em . Acesso em 28 de setembro de 2016.

CARVAJAL JR, C. J. et. al. (orgs). Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação: Como a Tecnologia está transformando a sociedade a criando oportunidades para criação de startups. Livrus: São Paulo, 2015.

CHERMANN, M.; BONINI, L. M. Educação a distância. Mogi das Cruzes, SP: Universidade Braz Cubas, 2000.

FREZATTI, Fábio; BIDO, Diógenes de Souza; CRUZ, Ana Paula Capuano da; MACHADO, Maria José de Camargo. O Papel do Balanced Socorecard na gestão da inovação. Rev Adm Empres. 2014.

GONÇALVES, E. L. Gestão hospitalar: administrando o hospital moderno. São Paulo: Saraiva 2014.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação – Balanced Scorecard. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

KAWAMOTO JR, LT. Impactos da economia sobre a criação de Startups. IN: Carvajal JR, CJ. Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação: Como a Tecnologia está transformando a sociedade a criando oportunidades para criação de startups. Livrus: São Paulo, 2015.

MALIK, Ana Maria; TELES, João Pedro. Hospitais e Programas de Qualidade no Estado de São Paulo. Revista de Administração de Empresas – RAE, v. 41, n. 3, p. 51-59, 2011.

MONTENEGRO, L. C.; BRITO, M. J. M.; CAVALCANTE, R. B.; CARAM, C. S.; CUNHA, G. A. M. (2013). Sistema de informação como instrumento de gestão: perspectivas e desafios em um hospital filantrópico. J. Health Inform, 5(1), 3-8

SALIMON, C. C; EVAZIAN, D. (2012). Informática na gestão de indicadores de assistência nutricional. J. Health Inform. 4(Número Especial - SIIENF), 230-3.

SALOMI, M. J. A.; MACIEL, R. F. (2016). Gestão de documentos e automação de processos em uma instituição de saúde sem papel. J. Health Inform, 8(1), 31-8

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA - SEBRAE. Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica. Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2014.

SPESSATTO, G.; BEUREN, I. M. Analysis of the differences in the implementation of balanced scorecard in the major companies in southern Brazil. Gestão & Produção, v. 20, n. 2, 2013, p. 387-404.