Importância das dimensões custo, qualidade, flexibilidade, inovação, tempo e confiabilidade para a competitividade da atual indústria marítima brasileira Outros Idiomas

ID:
4432
Resumo:
O objetivo neste trabalho foi avaliar as dimensões custo, qualidade, flexibilidade, inovação, tempo e confiabilidade na atual indústria marítima brasileira, utilizando como referência para análise o modelo de Slack (1993), fundamentado no modelo do Cone de Areia proposto por Ferdows e De Meyer (1990), e o modelo de Fases proposto por Bolwijn e Kumpe (1990), e dessa forma verificar a importância de cada dimensão para a competitividade dos setores industriais pesquisados. A indústria marítima foi caracterizada na pesquisa aqui relatada pelos estaleiros dos seguintes segmentos: construção naval, construção náutica, construção de plataforma e reparo naval. O método utilizado foi a pesquisa do tipo qualitativa realizada por meio de entrevistas, in loco, com empresários, presidentes, diretores e gerentes de 31 estaleiros em operação na atual indústria marítima brasileira. Os resultados foram analisados por meio de mapas perceptuais das dimensões por segmento marítimo que caracterizam as prioridades necessárias para promover a competitividade dessa indústria no Brasil. Com isso, foi possível estimar se os modelos propostos na literatura são aplicáveis para avaliar as fases das dimensões na indústria marítima brasileira, quando se trata de sistemas de produção de grandes projetos e produção intermitente, características intrínsecas dos setores pesquisados neste trabalho, e definir a importância dada a cada dimensão por segmento. Nas literaturas nacional e internacional não foi constatada (após a revisão bibliográfica realizada) a aplicação desses modelos para a análise das dimensões especificamente nos estaleiros, em que a produção é caracterizada, de forma geral, por produtos de alto valor financeiro e com tempo de processo produtivo relativamente extenso, quando comparada a produtos com sistemas de produção diferentes, como as indústrias automobilística, eletroeletrônica, de informática etc.
Citação ABNT:
MOURA, D. A.; BOTTER, R. C.; SILVA, A. F. Importância das dimensões custo, qualidade, flexibilidade, inovação, tempo e confiabilidade para a competitividade da atual indústria marítima brasileira. RAUSP Management Journal, v. 45, n. 1, art. 2, p. 18-29, 2010.
Citação APA:
Moura, D. A., Botter, R. C., & Silva, A. F. (2010). Importância das dimensões custo, qualidade, flexibilidade, inovação, tempo e confiabilidade para a competitividade da atual indústria marítima brasileira. RAUSP Management Journal, 45(1), 18-29.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4432/importancia-das-dimensoes-custo--qualidade--flexibilidade--inovacao--tempo-e-confiabilidade-para-a-competitividade-da-atual-industria-maritima-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CONSTRUTORES DE BARCOS E SEUS IMPLEMENTOS (ACOBAR). Indústria náutica brasileira: fatos e números, 2008.

BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

BOLWIJN, P.T.; KUMPE, T. Manufacturing in the 1990’s – productivity, flexibility and innovation. Long Range Planning, United Kingdom, v.23, n.4, p.47-57, Aug. 1990.

BOTELHO, D.; ZOUAIN, D.M. (Org.). Pesquisa quantitativa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.

COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de pesquisa em administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

FERDOWS, K.; DE MEYER, A. Lasting improvements in manufacturing performance: in search of a new theory. Journal of Operations Management, Columbus, OH, USA, v.9, n.2, p.168-185, Apr. 1990.

GIRALDI, J.M.E.; LIBONI, L.B. Mapa perceptual: uma ferramenta para gerenciamento do posicionamento de marcas. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 4., 2004, ESAMC, UNAERP, UFSC, UNIVALI. Anais... São Paulo, Convibra, 2004.

HAIR, JR., J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.; BLACK, W. Análise multivariada de dados. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAYES, R.H.; WHEELWRIGHT, S.C. Restoring our competitive edge: competitive through manufacturing. New York: John Wiley and Sons, 1984.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing: metodologia – planejamento. São Paulo: Atlas, 1999. v.1 e v.2.

MORAES, E.A. de. Inovação e competitividade: uma proposta de redefinição da importância e escopo da inovação no modelo de estratégia competitiva baseado em competências cumulativas. 2003. Dissertação (Mestrado) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, São Paulo, Brasil.

MOURA, D.A. de. Análise dos principais segmentos da indústria marítima brasileira: estudo das dimensões e dos fatores críticos de sucesso inerentes à sua competitividade. 2008. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

NOBLE, M.A. Manufacturing strategy: testing the cumulative model in a multiple country context. Decision Sciences, Atlanta, Geórgia, USA, v.26, n.5, p.693-721, Dec. 1995.

POLIGNANO, L.A.C.; DRUMOND, F.B. O papel da pesquisa de mercado durante o desenvolvimento de produtos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 3., 2001, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2001.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L.; COOK, S. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987.

SIEGEL, S.; CASTELLAN JR., N.J.C. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL E OFFSHORE (SINAVAL). Informações do setor, 2008.

SKINNER, W. Manufacturing strategy on the “s” curve. Production and Operation Management, New York, v.5, n.1, p.1-14, Spring 1996.

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.

SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas, 1993.