A autonomia de marketing das subsidiárias estrangeiras no Brasil para desenvolvimento de novos produtos em multinacionais Outros Idiomas

ID:
4448
Resumo:
Neste artigo, analisa-se a autonomia de marketing para o desenvolvimento de novos produtos em corporações multinacionais. O objetivo é verificar a relação entre as estratégias de integração global e adaptação local ante a autonomia de marketing nas subsidiárias estrangeiras no Brasil. O tema é enfocado a partir de uma revisão teórica, considerando três tópicos - decisões sobre o desenvolvimento de novos produtos, autonomia no contexto das multinacionais, autonomia da área de marketing das subsidiárias estrangeiras -, os quais dão origem às hipóteses a serem testadas. Na pesquisa de campo, de natureza quantitativa, utiliza-se o método survey e são entrevistados 104 gestores de subsidiárias estrangeiras no Brasil. Os resultados mostram que existe uma correlação negativa entre o grau de integração global da multinacional e do alinhamento estratégico global com a autonomia de marketing em novos produtos. Por outro lado, quanto maior for a adaptação local, maior a autonomia de marketing para o desenvolvimento de novos produtos. Conclui-se que embora exista um dilema entre integração global e adaptação local para a autonomia no desenvolvimento de novos produtos, esse dilema, quando analisado dentro de um processo evolutivo das estratégias das subsidiárias, explica por que algumas subsidiárias garantem uma vantagem competitiva superior à de outras da unidade corporativa.
Citação ABNT:
ROCHA, T. V.; BORINI, F. M.; SPERS, E. E. A autonomia de marketing das subsidiárias estrangeiras no Brasil para desenvolvimento de novos produtos em multinacionais. RAUSP Management Journal, v. 45, n. 4, art. 2, p. 328-342, 2010.
Citação APA:
Rocha, T. V., Borini, F. M., & Spers, E. E. (2010). A autonomia de marketing das subsidiárias estrangeiras no Brasil para desenvolvimento de novos produtos em multinacionais. RAUSP Management Journal, 45(4), 328-342.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4448/a-autonomia-de-marketing-das-subsidiarias-estrangeiras-no-brasil-para-desenvolvimento-de-novos-produtos-em-multinacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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