Título Inglês:
Political Awareness and Citizen Participation of Business Administration Students: An Exploratory Study at a Public University in the Brazil
Título Espanhol:
Conciencia Política y Participación Ciudadana de Estudiantes de Administración: Un Estudio Exploratorio en una Universidad Pública en Brasil
Resumo:
Este artigo analisa a dinâmica da consciência política dos estudantes de graduação em Administração de uma universidade pública federal brasileira quanto à participação cidadã em lugares públicos participativos. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Os dados foram coletados e analisados em duas etapas, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas em 2014, submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam como justificativas citadas pelos estudantes que participam o interesse em exercer a cidadania, em melhorar as políticas públicas, o gosto por assuntos públicos e defesa de seus interesses em circunstâncias de conflito. Nos estudantes com participação mais ativa, evidenciam-se crenças, valores e expectativas societais, articuladas à eficácia política, identidade coletiva, interesses antagônicos, sentimentos de justiça e injustiça, favorecendo a vontade de agir coletivamente, devido à percepção de conexão de seus interesses com as metas e ações coletivas dos movimentos que se envolvem. Os estudantes que não participam desconfiam dos lugares públicos participativos e demonstram desinteresse pelos assuntos públicos, embora apontem um desconforto em não participar. Suas crenças, valores e expectativas societais, associadas aos sentimentos de ineficácia política dificultam o desenvolvimento da consciência política. Conclui-se que estes estudantes possuem uma consciência política de senso comum, demonstrando valores inerentes aos modismos presentes na vida cotidiana das pessoas. Já os estudantes com participação mais ativa apresentam uma consciência política de conflito, motivando-os à participação nos lugares avaliados como eficazes às suas proposições. Entretanto, o Centro Acadêmico, principal lugar de representação e participação dos interesses dos estudantes dos cursos em estudo, encontrase sem direção e participação nas instâncias institucionalizadas na universidade.
Resumo Inglês:
This study analyzes the dynamics of business undergraduate students’ political awareness at a Brazilian public federal university concerning their citizen participation in participatory public spaces. The data were gathered and analyzed in two stages, through questionnaires and semistructured interviews in 2014, submitted to content analysis approach. Interest in exercising citizenship, improving public policies, getting involving in political issues and defending their interest in conflict circumstances are justifications listed by those who participate. Students with more active participation show beliefs, social values and expectations connected to political efficacy, collective identity, antagonistic interests, feelings of justice and injustice, which favor the will of acting collectively because they see their interests match the goals of collective actions in the movements they are involved. The students who do not participate suspect these participatory public spaces and show to be uninterested in public issues, even though they seem to be uncomfortable with not participating. Their beliefs, social values and expectations, associated to feelings of political inefficacy hinder their development of political awareness. We concluded that these students have common sense political awareness. They show social and political values that are inherent to current fads of people’s everyday life. On the other hand, students with more active participation display conflict political awareness, which motivates them to participate in places deemed as effective to their propositions. However, the Centro Acadêmico, main space for representing students' interests and participation shows to have no direction and participation in institutionalized bodies of the university.
Resumo Espanhol:
En este artículo se analiza la dinámica de la conciencia política que los estudiantes de Administración de una universidad pública federal brasileña tienen sobre la participación ciudadana en lugares públicos participativos. La discusión se basa en el modelo de análisis de la conciencia política para la comprensión de la participación en acciones colectivas de Sandoval (2001). Los datos se recogieron y se analizaron en dos etapas, a través de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas en 2014, sometidos al análisis de contenido (BARDIN, 2004). Los resultados demuestran, como justificaciones citadas por los estudiantes que participan, el interés en ejercer la ciudadanía, en mejorar las políticas públicas, el gusto por asuntos públicos y la defensa de sus intereses en circunstancias conflictivas. En los estudiantes con una participación más activa, se observaron creencias, valores y expectativas sociales, articuladas a la eficiencia política, identidad colectiva, intereses antagónicos, sentimientos de justicia e injusticia, lo que favorece a las ganas de actuar colectivamente, debido a la percepción de conexión de sus intereses con las metas y acciones colectivas de los movimientos en los que se involucran. Los estudiantes que no participan desconfían de los lugares públicos participativos y demuestran desinterés por los asuntos públicos, aunque señalan un malestar por no participar. Sus creencias, valores y expectativas sociales, asociadas a los sentimientos de ineficacia política dificultan el desarrollo de la conciencia política. Se concluye que estos estudiantes tienen una conciencia política de sentido común, demostrando valores inherentes a los modismos presentes en la vida cotidiana de las personas. Mientras tanto, los estudiantes con una participación más activa presentan una conciencia política de conflicto, lo que les motiva a participar en los lugares considerados como eficaces para sus proposiciones. Sin embargo, el Centro Académico, principal lugar de representación y participación de los intereses de los estudiantes de los cursos en estudio, se encuentra sin dirección y participación en las instancias institucionalizadas en la universidad.
Citação ABNT:
PALASSI, M. P.; MARTINS, G. F.; PAULA, A. P. P. Consciência Política e Participação Cidadã de Estudantes de Administração: Um Estudo Exploratório em uma Universidade Pública no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 22, n. 3, p. 154-179, 2016.
Citação APA:
Palassi, M. P., Martins, G. F., & Paula, A. P. P. (2016). Consciência Política e Participação Cidadã de Estudantes de Administração: Um Estudo Exploratório em uma Universidade Pública no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 22(3), 154-179.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44559/consciencia-politica-e-participacao-cidada-de-estudantes-de-administracao--um-estudo-exploratorio-em-uma-universidade-publica-no-brasil/i/pt-br
Referências:
AKTOUF, O. Ensino de Administração: por uma pedagogia para a mudança. Revista Organizações e Sociedades, Salvador, v. 12, n. 35, p. 152-159, 2005. ANSARA, S. Memória política: construindo um novo referencial teórico na Psicologia Política. Psicologia Política, v. 8, n. 15, p. 31-56, jan./jun. 2008.
AVRITZER, L. Modelos de deliberação democrática: uma análise do orçamento participativo no Brasil. In SANTOS, B. S. (ed.). Democratizar a democracia participativa: os caminhos da democracia participativa. p. 561-598. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2002.
BAQUERO, M.; BORBA, J. A (re)valorização dos partidos políticos no Brasil via capital social. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 2, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3ª ed. Lisboa, Edições 70, 2004.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento - Evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Dir.), Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. 2. ed. p. 17-36. Petrópolis: Vozes, 2003.
BERGANTINÕS, N. Participación y (des)afecciones ciudadanas: algunas experiencias del País Vasco. In X Congresso: La Política en la Red, 2011, Murcia, p. 1-27.
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação São Paulo. Brasiliense, 8ª ed. n. 95, 2004.
BRASIL. Decreto Presidencial nº 8.243, de 23 de maio de 2014. Disponível em:
. Acesso em: 03 jun. 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2013. 1996.
BRASIL. Projeto de Decreto Legislativo nº 1491/2014, Disponível em . Acesso em: 03 jan.2015. 2014.
COSTA, G. P. Um estudo sobre cidadania e políticas públicas em Porto Alegre. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 3, n. 4 (número especial), p. 75-103, nov. 2007.
DAGNINO, E. Sociedade Civil, espaços públicos e a construção democrática no Brasil: limites e possibilidades. In DAGNINO, E. (ed.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil, São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 279-301.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som, Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 64-89.
GOHN, M. G. Empoderamento e participação das comunidades em políticas sociais. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 20-31, mai./ago. 2004.
HEWSTONE, M. Causal attribution: from cognitive processes to colective beliefs. Londres, Basil Blackwell, 1989.
LUCHMANN, L. H.; BORBA, J. Inclusão política, desigualdades e novas institucionalidades: uma análise a partir de instituições participativas em Santa Catarina. Revista de Ciências Sociais Unisinos, v. 44, n. 158, p. 58-68, jan./abr. 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARANHÃO, C. S.; PAES DE PAULA, A. P. Pedagogia crítica e ensino em Administração: em busca de novas abordagens. Gestão.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 9, p. 438-460, 2011.
MILANI, C. R. S. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. Revista Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 551-79, mai./jun. 2008.
PAES DE PAULA, A. P. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 1, p. 36-49, jan.-mar. 2005.
PAES DE PAULA, A. P. Estilhaços do Real: O ensino da Administração em uma perspectiva benjaminiana. Curitiba: Juruá, 2012.
PALASSI, M. P. Ações coletivas e consciência política no mundo do trabalho: dilemas subjetivos da participação nos processos de privatização. Curitiba: Juruá, 2011, p. 109-143.
PETINELLI-SOUZA, S.; SOUZA, E. M. de. O trabalho docente no curso de administração: algumas (re) significações. Educação em Revista (UFMG. Impressp), v. 28, p. 83-102, 2012.
PETINELLI-SOUZA, S; MENDES, E. S. Administradores: por uma formação para além da grande empresa. In: XVIII Colóquio sobre Gestão Universitária das Américas, 2013, Buenos Aires. XVIII Colóquio sobre Gestão Universitária das Américas, 2013
RECK, J. A consciência política dos cooperados do MST: o caso do Coopac - Campo Verde/MS. Tese (doutorado) - Programa Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, 2005, p. 95-117.
RENNÓ, L. R. Instituições, cultura política e lógica da desconfiança numa cidade brasileira. In: BAQUERO, M. (Ed.). Desafios da democratização na América Latina. p. 103-134. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.
SÁ E SILVA, F. de. Juristas e acadêmicos lançam manifesto em favor da Política Nacional de Participação. Política, Carta Maior, 12 jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 jun 2014.
SANDOVAL, S. A. M. Considerações sobre aspectos micro-sociais na análise dos movimentos sociais. Psicologia e Sociedade, São Paulo, v. 34, p. 122-129, set. 1989.
SANDOVAL, S. A. M. The Crisis of the Brazilian of labor movement and the emergence of alternatives of working-class contention in the 1990s. Psicologia Política, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 173-195, jan./jul. 2001.
SILVA, A. S. A identificação de adversários, de sentimentos antagônicos e de (in) eficácia política na formação da consciência política no MST Paulista. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro: UERJ, v. 7, n. 1, p. 105-126, abr. 2007.
TATAGIBA, L. Os desafios da articulação entre sociedade civil e sociedade política, sob o marco da democracia gerencial: o caso do projeto Rede Criança, em Vitória-ES, In: SILVA, M. Z.; BRITO JUNIOR, B. T. (Ed.), Participação social na gestão pública: olhares sobre as experiências de Vitória-ES. p. 148-193. São Paulo: ANNABLUME, 2009.
TEIXEIRA, E. C. As dimensões da participação cidadã. Caderno CRH, Salvador, v. 26, n. 27, p. 179-209, jan./dez. 1997.
THIRY-CHERQUES, H. R. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 3, n. 1, p. 20-27, 2009.
VIEIRA, C. M.; BARROS, M. N. F. Cidadania: entre o compromisso e a indiferença: desvendando as representações sociais de universitários. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 3, p. 513-522, jul./set. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n3/v13n3a12.pdf. Acesso em: 02 jul 2013. 2008.