O Sensegiving no Processo de Elaboração de Sentido da Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadas como Organizações Híbridas Outros Idiomas

ID:
44784
Resumo:
Por meio da perspectiva da estratégia como prática busca-se compreender o processo de sensegiving na elaboração de sentido da estratégia em pequenas empresas, caracterizadas como organizações híbridas, compreendidas a partir de negócios sociais. Parte-se da ideia de que as tensões inerentes a esses tipos de organizações exigem esforços de sensegiving em suas narrativas para que a estratégia seja compartilhada. A fim de compreender o sensegiving no processo de elaboração de sentido da estratégia em organizações híbridas, este trabalho adota a perspectiva da estratégia como prática e constrói seu argumento em duas partes. Apresenta-se a estratégia como prática e o strategizing, focando no processo de sensegiving e nas narrativas organizacionais. Posteriormente, traz-se a lógica institucional que dá suporte para compreender as organizações híbridas. Nesse contexto, optou-se por análise e coleta de evidências empíricas por meio de entrevistas narrativas e documentos secundários. O campo de pesquisa escolhido foi o de negócio social, por ser considerado um tipo ideal de organização híbrida. Foram estudadas duas organizações de pequeno porte, aqui nomeadas como Alfa e Beta. Evidenciou-se que a complexidade organizacional dos negócios sociais se dá pela tensão entre duas lógicas que parecem contrastantes, mas que permitem a uma organização operar de modo a conquistar sua sustentabilidade, uma vez que, no caso dos negócios sociais, as lógicas de mercado dão sustentação para que seja possível alcançar o benefício social. No entanto, dada essa dualidade e contraste aparente, essas organizações precisam reforçar seus esforços de sensegiving para suas narrativas com a finalidade de auxiliar na compreensão de seus públicos para o entendimento de suas estratégias.
Citação ABNT:
SALVADOR, D. W.; RESE, N. O Sensegiving no Processo de Elaboração de Sentido da Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadas como Organizações Híbridas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 1, p. 128-159, 2017.
Citação APA:
Salvador, D. W., & Rese, N. (2017). O Sensegiving no Processo de Elaboração de Sentido da Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadas como Organizações Híbridas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(1), 128-159.
DOI:
10.14211/regepe.v6i1.492
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/44784/o-sensegiving-no-processo-de-elaboracao-de-sentido-da-estrategia-em-pequenas-empresas-caracterizadas-como-organizacoes-hibridas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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