Uma Análise do Desempenho Econômico e Financeiro das IPOs no Brasil Outros Idiomas

ID:
45042
Resumo:
Diante da grande competitividade observada no mercado financeiro, muitas empresas buscam o financiamento externo, por meio da abertura de capital. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de verificar o desempenho econômico e financeiro das empresas após a abertura de capital (IPO). E, como método de estudo utilizou-se modelos econométricos, tomando como variável dependente o retorno anormal da ação (RAt) após a IPO e demais variáveis econômico-financeiras, como independentes. O período estudado foi de 2004 a 2012 e a amostra final de 90 empresas. Por conseguinte, as variáveis selecionadas foram agrupadas em três modelos de acordo com a frequência de utilização por diversos autores e, nos resultados obtidos, não foi verificada uma relação significativa entre as variáveis e o retorno anormal, sendo também identificada a forte presença da multicolinearidade. Diante dos resultados observados, foi elaborado um novo modelo com a exclusão das variáveis que ocasionaram a multicolinearidade e os resultados obtidos foram significativos, corroborando com a não rejeição da hipótese de pesquisa (H0), no qual existe uma relação positiva entre o retorno anormal e as variáveis econômico-financeiras.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SILVA, L. F.; LUCENA, W. G. L.; PAULO, E. Uma Análise do Desempenho Econômico e Financeiro das IPOs no Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 15, n. 1, p. 1-17, 2017.
Citação APA:
Silva, L. F., Lucena, W. G. L., & Paulo, E. (2017). Uma Análise do Desempenho Econômico e Financeiro das IPOs no Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, 15(1), 1-17.
DOI:
http://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/4254/3356
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45042/uma-analise-do-desempenho-economico-e-financeiro-das-ipos-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português