Comportamento dos Custos e sua Relação com Medidas de Eficiência Operacional em Companhias Aéreas Outros Idiomas

ID:
45182
Resumo:
Este estudo objetiva identificar o comportamento dos custos e sua relação com medidas de eficiência operacional em empresas do setor aéreo brasileiro. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de dados econômico-financeiros e medidas de eficiência operacional (número de empregados e aeronaves adquiridas), do período de 2001 a 2013, coletados no Anuário do Transporte Aéreo da ANAC. Para análise dos dados, aplicou-se a modelagem estatística de Dados em Painel com Mínimos Quadrados Ordinários Integrados, ou teste de Pooled Ordinary Least Squares (POLS), pautada nos estudos de Anderson et al. (2003) e Anderson et al. (2013). Os resultados da pesquisa revelaram a existência do fenômeno assimetria no comportamento dos custos nas empresas pesquisadas do setor aéreo brasileiro. Verificou-se também a existência de influência significativa do número de empregados e do número de aeronaves adquiridas no comportamento dos custos quando do aumento ou da diminuição daquelas variáveis. Conclui-se que há assimetria no comportamento dos custos e que o número de empregados e de aeronaves influenciam de modo não proporcional o comportamento dos custos das empresas pesquisadas. Tais resultados reforçam os pressupostos da Teoria dos Sticky Costs e indicam lacunas de pesquisa que incentivam investigações sobre o comportamento dos custos no Brasil.
Citação ABNT:
LOPES, I. F.; BEUREN, I. M. Comportamento dos Custos e sua Relação com Medidas de Eficiência Operacional em Companhias Aéreas. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 14, n. 1, p. 30-46, 2017.
Citação APA:
Lopes, I. F., & Beuren, I. M. (2017). Comportamento dos Custos e sua Relação com Medidas de Eficiência Operacional em Companhias Aéreas. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 14(1), 30-46.
DOI:
10.4013/base.2017.141.03
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45182/comportamento-dos-custos-e-sua-relacao-com-medidas-de-eficiencia-operacional-em-companhias-aereas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português