O terceiro setor no Brasil: avanços, retrocessos e desafios para as organizações sociais Outros Idiomas

ID:
45308
Resumo:
O objetivo deste estudo foi abordar e fomentar a discussão sobre aspectos críticos do cenário brasileiro para o Terceiro Setor: os apontamentos sobre o contexto de sua emergência contemporânea e relacionamento entre governo, sociedade civil e setor privado; os retrocessos que impediram as Organizações da Sociedade Civil de se beneficiarem das vantagens trazidas pelas leis promulgadas; e os desafios que se apresentam para o Terceiro Setor no Brasil para os próximos períodos. O estudo contextualizou a temática por meio de revisões da literatura sobre o tema, com base principalmente em pesquisadores brasileiros, sendo um trabalho histórico e descritivo, pois arrola a literatura retrospectiva de forma compacta, permitindo a comparação de informações de diferentes fontes. Utilizou-se, ainda, da pesquisa documental. Os resultados apontaram a existência de desafios para o amplo caminho a ser ainda percorrido pelo Terceiro Setor no Brasil, para se privilegiar uma dinâmica de desenvolvimento e de sustentabilidade das organizações que fazem parte do setor.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, E. A.; GODOI-DE-SOUSA, E. O terceiro setor no Brasil: avanços, retrocessos e desafios para as organizações sociais. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 4, n. 3, p. 181-199, 2015.
Citação APA:
Oliveira, E. A., & Godoi-de-sousa, E. (2015). O terceiro setor no Brasil: avanços, retrocessos e desafios para as organizações sociais. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 4(3), 181-199.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45308/o-terceiro-setor-no-brasil--avancos--retrocessos-e-desafios-para-as-organizacoes-sociais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português