Gestão social e institucional em territórios rurais: contribuições a partir do território zona sul do Rio Grande do Sul Outros Idiomas

ID:
45402
Resumo:
O artigo aborda questões relativas à gestão institucional e social no território Zona Sul do Rio Grande do Sul, a partir da percepção dos atores que participam da institucionalidade territorial, nesse caso, o Colegiado Territorial. Será apresentado um retrato dessa ação com a perspectiva de identificar os desafios da governança territorial, o que suscita uma reflexão sobre o processo de gestão social nos espaços de construção coletiva do desenvolvimento territorial. Constata-se que são poucas as ações de desenvolvimento territorial decididas no âmbito do Colegiado Territorial dessa região. Nessa área, ainda existe outra institucionalidade setorial, o Fórum da Agricultura Familiar da Zona Sul do Rio Grande do Sul, ligada a esse colegiado, com significativa importância no protagonismo do desenvolvimento do território. É nele que ocorre a maior parte das decisões e, talvez por isso, seja percebido pelos atores como o próprio Colegiado Territorial. Essa é uma das informações relevantes, entre outras, que foram reveladas a partir da leitura e interpretação do ponto de vista dos atores territoriais.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, C. D. S.; CONTERATO, M. A.; BASTIAN, L.; SCHNEIDER, S. Gestão social e institucional em territórios rurais: contribuições a partir do território zona sul do Rio Grande do Sul. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 3, n. 2, p. 59-78, 2014.
Citação APA:
Oliveira, C. D. S., Conterato, M. A., Bastian, L., & Schneider, S. (2014). Gestão social e institucional em territórios rurais: contribuições a partir do território zona sul do Rio Grande do Sul. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 3(2), 59-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45402/gestao-social-e-institucional-em-territorios-rurais--contribuicoes-a-partir-do-territorio-zona-sul-do-rio-grande-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português