Chamem o Chef! O Principal Recurso Estratégico dos Restaurantes Gastronômicos: Estudo de Multicasos na América Latina Outros Idiomas

ID:
45495
Resumo:
O objetivo deste trabalho é o de analisar como o recurso humano chef de cozinha pode gerar vantagem competitiva sustentável para restaurantes gastronômicos na América Latina. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa baseada em múltiplos estudos de casos. As técnicas usadas para coletar os dados foram: entrevistas semiestruturadas realizadas com os chefs de cozinha e análise documental de cardápios, matérias e livros. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas t.i. Os resultados indicaram que o chef de cozinha é fundamental para qualquer restaurante que almeje ser listado em algum guia gastronômico reconhecido. Este recurso humano foi identificado como primordial para a concepção e consecução das estratégias dos restaurantes e por meio da combinação e da complementariedade de recursos estratégicos, quais sejam: cultura organizacional, recursos financeiros, inovação e criatividade, recursos humanos, recursos físicos (equipamentos e utensílios), reputação e redes de relacionamento. A partir dos resultados, identificou-se que os chefs criaram uma identidade distinta para suas empresas, diferenciando-os da concorrência e gerando vantagem competitiva sustentável.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SALAZAR, V. S.; MORAES, W. F. A.; LEITE, Y. V. P. Chamem o Chef! O Principal Recurso Estratégico dos Restaurantes Gastronômicos: Estudo de Multicasos na América Latina. Turismo: Visão e Ação, v. 19, n. 2, p. 398-422, 2017.
Citação APA:
Salazar, V. S., Moraes, W. F. A., & Leite, Y. V. P. (2017). Chamem o Chef! O Principal Recurso Estratégico dos Restaurantes Gastronômicos: Estudo de Multicasos na América Latina. Turismo: Visão e Ação, 19(2), 398-422.
DOI:
10.14210/rtva.v18n2.p398-422
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45495/chamem-o-chef--o-principal-recurso-estrategico-dos-restaurantes-gastronomicos--estudo-de-multicasos-na-america-latina/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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