Performance and development: some reflections on the relationship between theatre, community and social change Outros Idiomas

ID:
45539
Autores:
Resumo:
Uma versão deste artigo foi originalmente escrita em 2004, para servir na capacitação de professores/artistas voluntários, que trabalhavam junto ao projeto “Youth Onstage!” (Jovens no Palco!) da Escola Comunitária de Performance em Nova Iorque. “Youth Onstage!”, o qual recruta os seus participantes nos bairros mais pobres de Nova Iorque, é um programa para jovens do “All Stars Project, Inc.” (ASP) e nasce da extensa experiência do Castillo Theatre (Teatro Castillo). O artigo foi concebido para introduzir esses professores à história e metodologia dessas organizações. Trata-se, em sua essência, de uma contribuição experiencial e subjetiva, baseada na reflexão e nas descobertas de um participante ativo de trinta anos de organização de teatro comunitário. Ela revela um pouco da história e da prática, junto com o autoestudo e reflexão, que alimentam a construção do Teatro Castillo e de algumas de suas organizações irmãs nos Estados Unidos. Embora a experiência que ele descreve seja informada pela teoria (em particular, a de Karl Marx, Lev Vygotsky, Fred Newman e Lois Holzman), não é um trabalho teórico e não tem pretensão de ser um trabalho acadêmico ou objetivo. Na medida em que tem sido pesquisado, o que apresentamos consiste basicamente no que veio a ser chamado de “pesquisa participativa”. Como tal, a sua abordagem é claramente subjetiva e os pontos de vista assumidos, dentro dessa abordagem, são também um pouco variáveis. Assim, a primeira pessoa do plural “nós”, que é usada ao longo do texto, pode se referir ao autor, ao Teatro Castillo onde ele agora atua como diretor artístico, ou, por vezes, ao “All Stars Project”; na maioria das vezes, refere-se à maior rede de organizações e atividades que se autodefine de “comunidade de desenvolvimento”, da qual o Castillo e o All Stars Projects são partes. As conclusões tiradas no final pertencem ao autor e não representam a visão institucional do Castillo Theatre ou do All Star Project.
Citação ABNT:
FRIEDMAN, D.Performance and development: some reflections on the relationship between theatre, community and social change. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 2, n. 3, p. 0-0, 2013.
Citação APA:
Friedman, D.(2013). Performance and development: some reflections on the relationship between theatre, community and social change. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 2(3), 0-0.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45539/performance-and-development--some-reflections-on-the-relationship-between-theatre--community-and-social-change/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português