Exportar é o que Importa! O Caso de uma Associação Brasileira de Fabricantes de Móveis Outros Idiomas

ID:
45849
Resumo:
Este caso para ensino relata o desafio estratégico colocado aos diretores da AIMOB, uma associação de 17 PMEs brasileiras fabricantes de móveis. Para garantir o crescimento da entidade e seus associados, é urgente a discussão sobre estratégias que a AIMOB poderá promover para a exportação de móveis. Assim, a partir dos dados apresentados sobre a entidade, seus associados e sobre o mercado internacional de móveis, o leitor é convidado a desenvolver alternativas para a internacionalização da entidade e seus associados. O caso proposto baseia-se no caso concreto de uma entidade brasileira, trazendo as variáveis internas e de mercado necessárias à análise e à proposição de estratégias de inserção internacional. Os objetivos educacionais pretendidos são: (a) analisar os recursos, motivadores e fragilidades da entidade e de seus associados para um projeto de internacionalização; (b) discutir ações individuais e colaborativas para a inserção internacional de móveis brasileiros no exterior; e (c) identificar lacunas onde programas de governo e outras entidades possam auxiliar no processo de internacionalização da entidade e associados. O presente caso de ensino pode ser usado em cursos de graduação e pós-graduação, stricto e lato sensu, em temas ligados a negócios internacionais, comércio exterior e marketing internacional.
Citação ABNT:
MACHADO, M. A.; GARRIDO, I. L. Exportar é o que Importa! O Caso de uma Associação Brasileira de Fabricantes de Móveis . Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 4, p. 585-604, 2017.
Citação APA:
Machado, M. A., & Garrido, I. L. (2017). Exportar é o que Importa! O Caso de uma Associação Brasileira de Fabricantes de Móveis . Revista de Administração Contemporânea, 21(4), 585-604.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170066
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45849/exportar-e-o-que-importa--o-caso-de-uma-associacao-brasileira-de-fabricantes-de-moveis-/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento. (2012). Perfil exportador do setor brasileiro de móveis. Recuperado de http://www.apexbrasil.com.br/Content/imagens/581b6489f158-45fd-afec-70173efadeec.pdf.

Andersen, O. (1993). On the internationalization process of firms: a critical analysis. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490230. Journal of International Business Studies, 24(2), 209-231.

Bilkey, W. J.; Tesar, G. (1977). The export behaviour of small-sized Wisconsin manufacturing firms. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490783. Journal of International Business Studies, 8(1), 93-98.

Cavusgil, S. (1980). On the internationalization process of firms. European Research, 8(6), 273-281.

Crick, D.; Czinkota, M. R. (1995). Export assistance: another look at whether we are supporting the best programmes.. http://dx.doi.org/10.1108/02651339510091708. International Marketing Review, 12(3), 61-72

Dib, L. A.; Rocha, A.; Silva, J. F. (2010). The internationalization process of Brazilian software firms and the born global phenomenon: examining firm, network, and entrepreneur variables. http://dx.doi.org/10.1007/s10843-010-0044-z. Journal of International Entrepreneurship, 8(3), 233-253.

Gençtürk, E. F.; Kotabe, M. (2001). The effect of export assistance program usage on export performance: a contingency explanation. http://dx.doi.org/ 10.1509/jimk.9.2.51.19886. Journal of International Marketing, 9(2), 51-71.

Gillespie, K.; Riddle, L. (2004). Export promotion organization emergence and development: a call to research. http://dx.doi.org/10.1108/02651330410547144. International Marketing Review, 21(4), 462-473.

Hagen, B.; Zucchella, A. (2014). Born global or born to run?The long-term growth of born global firms. http://dx.doi.org/10.1007/s11575-0140214-7 . Management International Review, 54(4), 497-525.

Johanson, J.; Vahlne, J. E. (1977). The internalization process of the firm - a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490676 . Journal of International Business Studies, 8(1), 23-32.

Johanson, J.; Vahlne, J. E. (2009). The Uppsala internationalization process model revisited: from liability of foreignness to liability of outsidership. http://dx.doi.org/10.1057/jibs.2009.24. Journal of International Business Studies, 40(9), 1411-1431.

Johanson, J.; Wiedersheim, P. (1975). The internationalization of the firm – four swedish cases. http://dx.doi.org/10.1111/j.14676486.1975.tb00514.x. Journal of Management Studies, 12(3), 305-323.

Knight, G. A.; Cavusgil, S. T. (1996). The born global firm: a challenge to traditional internationalization theory. Advances in International Marketing, 8, 11-26.

Knight, G. A.; Cavusgil, S. T. (2005). A taxonomy of born-global firms. Management International Review, 45(3), 15-35.

Kotabe, M.; Czinkota, M. R. (1992). State government promotion of manufacturing exports: a gap analysis. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490281. Journal of International Business Studies, 23(4), 637-658.

Kyvik, O.; Saris, W.; Bonet, E.; Felício, J. A. (2013). The internationalization of small firms: the relationship between the globalmindset and firms’ internationalization behavior. http://dx.doi.org/10.1007/s10843-013-0105-.1 Journal of International Entrepreneurship, 11(2), 172-195.

Leonidou, L.; Katsikeas, C. S. (1996). The export development process: an integrative review of empirical models. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490846. Journal of International Business Studies, 27(3), 517-551.

Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. (2014). Estatísticas de comércio exterior. Recuperado de http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-decomercio-exterior.

Moen, O.; Servais, P. (2002). Born global or gradual global?Examining the export behavior of small and medium-sized enterprises. http://dx.doi.org/10.1509/jimk.10.3.49.19540. Journal of International Marketing, 10(3), 49-72.

Oviatt, B. M.; McDougall, P. P. (1994). Toward a theory of international new ventures.. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490193. Journal of International Business Studies, 25(1), 45-64.

Reid, S. D. (1983). Firm internationalization: transaction costs & strategic choice. http://dx.doi.org/10.1108/eb008251. International Marketing Review, 1(2), 44-56.

Rennie, M. W. (1993). Global competitiveness: born global. The Mckinsey Quarterly, 4, 45-52.

Rialp, A.; Rialp, J.; Knight, G. (2005). The phenomenom of international new ventures, global startups, and born globals: what do we know after a decade (1993-2002) of scientific enquiry? http://dx.doi.org/10.1016/j.ibusrev.2004.04.006. International Business Review, 14(2), 147-166

Rosa, S. E. S. da; Correa, A. R.; Lemos, M. L. F.; Barroso, D. V. (2007). O setor de móveis na atualidade: uma análise preliminar. BNDES Setorial, (25), 65-106. Recuperado de https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2469.pdf.

Seringhaus, F. H. R.; Rosson, P. J. (1990). Government export promotion: a global perspective. New York: Routledge.

Shamsuddoha, A. K.; Ali, M. Y. (2006). Mediated effects of export promotion programs on firm export performance. http://dx.doi.org/10.1108/13555850610658255. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 18(2), 93-110.

Singer, T. O.; Czinkota, M. R. (1994). Factors associated with effective use of export assistance. Journal of International Marketing, 2(1), 53-71. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/25048530.

Vahlne, J. E.; Johanson, J. (2013). The Uppsala model on evolution of the multinational business enterprise – from internalization to coordination of networks. http://dx.doi.org/10.1108.02651331311321963. International Marketing Review, 30(3), 189-210.

Welch, D. E.; Welch L. S. (1996). The internationalization process and networks: a strategic management perspective. http://dx.doi.org/10.4135/9781446261514. Journal of International Marketing, 4(3), 11-28.

Zhou, L.; Wu, W.-P.; Luo, X. (2007). Internationalization and the performance of born-global smes: the mediating role of social networks. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8400282. Journal of International Business Studies, 38(4), 673-690.