Influenciando a Cadeia Brasileira de Abastecimento de Etanol: As Preferências dos Consumidores Outros Idiomas

ID:
45857
Resumo:
Muitos fatores têm sido discutidos na literatura sobre as causas de obstáculos na cadeia de suprimento do etanol brasileiro, como por exemplo, o baixo preço do petróleo e o preço elevado do açúcar durante a crise financeira de 2008. No entanto, há um importante fator que pode também ser um obstáculo, mas que não foi explorado até o momento, o consumidor. Como motoristas escolhem reabastecer seus carros? Será que a ponta inicial da cadeia conhece os seus consumidores? Neste trabalho tem-se como objetivo demonstrar como os intervenientes da cadeia de fornecimento de etanol percebem as preferências dos consumidores, e compará-las aos fatores que os motoristas de veículos flex brasileiros apontam como relevantes na escolha dos combustíveis. Para isso, utilizou-se uma amostra de anúncios recolhidos a partir de meios de comunicações brasileiros que caracterizam as percepções dos gestores da cadeia de fornecimento e uma amostra com motoristas para entender as ações do consumidor. Como resultado, observou-se que há uma diferença considerável entre as preferências atuais dos consumidores de combustível e as preferências do consumidor percebidas pelas partes da cadeia de suprimento de etanol. A disparidade é provavelmente mais uma das causas do segundo revés na cadeia de abastecimento do Brasil (2009-2012). Com base nestes resultados destacam-se as implicações estratégicas na gestão desta cadeia de suprimentos e também o papel das políticas públicas na melhoria da difusão de etanol no Brasil.
Citação ABNT:
ISABELLA, G.; UJKL, 0.; SILVA, A. M.; PEGETTI, A. L. Another Driver of the Brazilian Fuel Ethanol Supply Chain: The Consumers’ Preferences. RAUSP Management Journal, v. 52, n. 3, p. 304-316, 2017.
Citação APA:
Isabella, G., Ujkl, 0., Silva, A. M., & Pegetti, A. L. (2017). Another Driver of the Brazilian Fuel Ethanol Supply Chain: The Consumers’ Preferences. RAUSP Management Journal, 52(3), 304-316.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.003
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45857/influenciando-a-cadeia-brasileira-de-abastecimento-de-etanol--as-preferencias-dos-consumidores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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