A Percepção do Cliente durante a Espera de Atendimento: Um Estudo por meio dos Painéis de Senha de um Fast Food Outros Idiomas

ID:
45897
Resumo:
Este estudo aborda temas como Marketing, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com o objetivo de investigar a percepção dos clientes no momento de efetuar uma compra em uma lanchonete fast food. Devido a intensa concorrência no mercado de restaurantes, nota-se que as empresas do setor têm buscado melhorias na forma de atendimento dos seus consumidores para melhorar sua competitividade. Uma das formas atualmente usadas como estratégia para essa melhoria, é o uso de novas tecnologias para agilizar o atendimento com o uso de painel de senhas. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo investigar a percepção dos clientes em relação ao uso dessa nova estratégia de atendimento. Foi realizado uma pesquisa junto aos consumidores de uma rede de fast food situada em um shopping center na capital de São Paulo no intuito de entender o quanto é importante a agilidade no atendimento, e sua movimentação dentro do estabelecimento comercial, visto que, um dos motivos para o uso desse novo procedimento é que os consumidores possam aguardar os seus pedidos na mesa, evitando filas desnecessárias ao aguardar os seus pedidos. A pesquisa foi realizada aplicando instrumentos de pesquisa pelo uso de um questionário aplicado aos consumidores, além de um levantamento bibliográfico para o embasamento do estudo. A partir dessas análises, apresenta-se o resultado da pesquisa, onde percebe-se que a percepção dos clientes, e seu comportamento na realização de pedidos em restaurante fast food através de painel de senhas.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, S. L. I.; SOUZA, C. G.; SFEIR, D.; MORETTI, S. L. A. A Percepção do Cliente durante a Espera de Atendimento: Um Estudo por meio dos Painéis de Senha de um Fast Food . Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 1, p. 118-136, 2017.
Citação APA:
Oliveira, S. L. I., Souza, C. G., Sfeir, D., & Moretti, S. L. A. (2017). A Percepção do Cliente durante a Espera de Atendimento: Um Estudo por meio dos Painéis de Senha de um Fast Food . Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 7(1), 118-136.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/45897/a-percepcao-do-cliente-durante-a-espera-de-atendimento--um-estudo-por-meio-dos-paineis-de-senha-de-um-fast-food-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARANTES, A. C. A. e outros. Administração Mercadológica: Princípios e Métodos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1975.

BARROS, A.; LEHFELD, N. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ª ed. Pearson 2013.

BARTELS, R. “Can Marketing be a Science? Journal of Marketing, v. 15, n. jan., p. 319-328. 1951.

BARTELS, R. The History of Marketing Thought. Ohio: Grid, 1976.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

COBRA, M. Administração de Marketing. São Paulo, Atlas, 1992.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5 ª ed. Saraiva, 2002. São Paulo.

GADE, C., Psicologia do Consumidor e da Propaganda. São Paulo: E.P.U. - Editora Pedagógica e Universitária, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007

KARSAKLIAN, E., Comportamento do Consumidor, São Paulo, Atlas, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14ª ed. São Paulo: Ed. Pearson Education, 2012.

KOUTSANTONIS, M. P. Comunicação e Consumo de Cultura Fast-Food: uma experiência GiraFFas na Praça de Alimentação. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) − Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, SP, 2008.

LAMBIN, J. J. Marketing estratégico. 4. ed. Lisboa: McGraw-Hill. 2000.

LAZER, W. Education for Marketing. Journal of Marketing, n. jul., p. 33-34, 1966.

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Marketing de Serviços: Pessoas, Tecnologia e Estratégia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

LUSCH, R. F. Marketing’s envolving identify: defining our future. American Marketing Association, v. 26, n. 2, 2007.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. Pearson Prentice Hall, 2006.

MAYNARD, H. H. Marketing Courses Prior to 1910. Journal of Marketing, n. abr., p. 382-384, 1941.

NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. 1. ed. São Paulo. Atlas, 2008.

NOGUIEIRA, A. P. C. V. G. Midia Exterior: O Painel Eletronico no Espaço Urbano da Cidade de São Paulo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UNIP, 2006.

OLIVEIRA, S. L. I. D. Desmistificando o Marketing. São Paulo: Novatec, 2007.

PEREIRA, C. B.; TOLEDO, G. L.; TOLEDO, L. A. Considerações sobre o conceito de Marketing: Teoria e Prática Gerencial. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 50, 2009.

PETER, P. J.; OLSON, J. C. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

QUENTAL, L. M. R. L. Simulador aplicado ao sistema de filas de espera. Tese de Doutorado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências Departamento de Informática, 2008.

ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2003.

SHETH, J. N.; MITTAL, B. I;. NEWMAN, B. Comportamento do cliente: Indo além do Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis.

SOLOMON, M. R. O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SURFACE, A. & ALDERSON, E. Marketing. Boston, Ginn and Company. 1940.

TRUJILLO F., A. Metodologia da pesquisa cientifica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. 1982.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, pp. 1-17, 2004.

WILKIE, W. L. & MOORE, E. S. Scholary Research in Marketing: Exploring the ‘4 Eras’ of Thought Development. Journal of Public Policy & Marketing, Fall, p. 116-123. 2003.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de Serviços: A Empresa Com Foco No Cliente. Porto Alegre: Bookman, 2003