Guerreiro Ramos, Administração e Ciências Sociais Outros Idiomas

ID:
459
Resumo:
O que teria levado o consagrado sociólogo Alberto Guerreiro Ramos à Administração, ou dizendo melhor, de que forma teria ele concluído que ambas fazem parte de um mesmo processo, em uma escolha tão original como única? Esse é o objetivo deste artigo, no qual se destaca que a ligação de Guerreiro Ramos com a Administração foi uma constante em sua vida profissional e acadêmica: administrador (na época com a designação de “Técnico de Administração”) do DASP, professor de Sociologia do curso de Administração da EBAP, professor do curso de Administração Pública da Universidade do Sul da Califórnia, é dele a proposta de reconhecimento da profissão de Técnico de Administração. Sua atuação profissional e acadêmica trouxe consistência a quem perseguia um tipo de ciência social desvinculada de modismos e estrangeirismos, fora de gabinetes e academicismos, ou, para repetir uma expressão usada por Tobias Barreto, “em mangas de camisa”.
Citação ABNT:
PIZZA JUNIOR, W.Guerreiro Ramos, Administração e Ciências Sociais. Organizações & Sociedade, v. 17, n. 52, art. 11, p. 201-208, 2010.
Citação APA:
Pizza Junior, W.(2010). Guerreiro Ramos, Administração e Ciências Sociais. Organizações & Sociedade, 17(52), 201-208.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/459/guerreiro-ramos--administracao-e-ciencias-sociais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AZEVÊDO, Ariston. A sociologia antropocêntrica de Alberto Guerreiro Ramos. 2006. 355f. Tese (Doutorado em Sociologia Política) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

FONTINHA, Rodrigo. Novo Dicionário Epistemológico da Língua Portuguesa. Porto, Portugal: Editorial Domingos Barreira, [s.d].

RAMOS, Alberto Guerreiro. A inteligência brasileira na década de 1930, à luz da perspectiva de 1980. In: A Revolução 30: seminário internacional. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982. p. 527-548.

RAMOS, Alberto Guerreiro. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 1981.

RAMOS, Alberto Guerreiro. A redução sociológica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Administração e contexto brasileiro: esboço de uma teoria geral da administração. Rio de Janeiro: FGV, 1983.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Administração e estratégia do desenvolvimento: elementos de uma sociologia especial da administração. Rio de Janeiro: FGV, 1966.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Literatura Latino-Americana. In: Cultura política, Rio de Janeiro, n. 3, p. 274-276, maio. 1941.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Mito e verdade da revolução brasileira. Rio de Janeiro: [s.n.], 1963.

RAMOS, Alberto Guerreiro. O drama de ser dois. Salvador: [s.n.], 1937.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Uma introdução ao histórico da organização racional do trabalho (ensaio de sociologia do conhecimento). Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1950.