Práticas de Gestão que Aliam a Cocriação de Valor e Experiência do Usuário: Uma Análise da Startup Nubank no Mercado Brasileiro Outros Idiomas

ID:
46064
Resumo:
Levando-se em consideração o cenário de instabilidade econômica, registrado no Brasil em 2016, foi possível observar setores que apresentaram crescimento, especialmente o das startups, modelos de negócios inovadores e disruptivos. Na visão de Fonseca (2006), as startups foram responsáveis pelo incremento da demanda de produtos e serviços, além de atraírem investidores interessados em ganhos de longo prazo, registrando um crescimento do ecossistema de empreendimentos inovadores em 2016. Mas um fenômeno que tem revolucionado o mercado são as startups ligadas ao setor financeiro, chamadas de Fintechs. É a partir desta perspectiva que o presente trabalho objetivou verificar se as práticas adotadas pela startup Nubank junto a seus clientes, estão alinhadas ao modelo de cocriação de valor, proposto por Prahalad; Ramaswamy (2004). Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental através de estudo de caso com abordagem qualitativa, identificou-se que a empresa adota práticas alinhadas a uma gestão focada na cocriação de valor e experiência de seus clientes, por meio de um serviço inovador, 100% digital, e que alia alta tecnologia a um atendimento customizado e humanizado junto a seus clientes, resultando em engajamento e fidelização aos serviços oferecidos, vistos como ”objeto de desejo” por quem ainda não é usuário do cartão. Esta pesquisa não só contribui para uma análise sobre a necessidade da adoção de práticas de cocriação de valor que promova o engajamento dos clientes pelas organizações, como também para a ampliação de estudos que evidenciem a geração de experiência, por meio da qualidade dos serviços.
Citação ABNT:
ROSA, S. C.; SCHREIBER, D.; SCHMIDT, S.; KUHN JUNIOR, N. Management Practices that Combine Value Cocreation and User Experience: An Analysis of the Nubank Startup in the Brazilian Market . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 2, p. 22-43, 2017.
Citação APA:
Rosa, S. C., Schreiber, D., Schmidt, S., & Kuhn Junior, N. (2017). Management Practices that Combine Value Cocreation and User Experience: An Analysis of the Nubank Startup in the Brazilian Market . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(2), 22-43.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/2238-5320/ rgfc.v7n2p22-43
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46064/praticas-de-gestao-que-aliam-a-cocriacao-de-valor-e-experiencia-do-usuario--uma-analise-da-startup-nubank-no-mercado-brasileiro--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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