Práticas de Gestão que Aliam a Cocriação de Valor e Experiência do Usuário: Uma Análise da Startup Nubank no Mercado Brasileiro Outros Idiomas
Título Inglês:
Management Practices that Combine Value Cocreation and User Experience: An Analysis of the Nubank Startup in the Brazilian Market
Título Espanhol:
Prácticas de Gestión que Combinan la Co-Creación Valor y Experiencia de Usuario: Un Análisis de Início de Nubank el Mercado Brasileño
Resumo:
Levando-se em consideração o cenário de instabilidade econômica, registrado no Brasil em 2016, foi possível observar setores que apresentaram crescimento, especialmente o das startups, modelos de negócios inovadores e disruptivos. Na visão de Fonseca (2006), as startups foram responsáveis pelo incremento da demanda de produtos e serviços, além de atraírem investidores interessados em ganhos de longo prazo, registrando um crescimento do ecossistema de empreendimentos inovadores em 2016. Mas um fenômeno que tem revolucionado o mercado são as startups ligadas ao setor financeiro, chamadas de Fintechs. É a partir desta perspectiva que o presente trabalho objetivou verificar se as práticas adotadas pela startup Nubank junto a seus clientes, estão alinhadas ao modelo de cocriação de valor, proposto por Prahalad; Ramaswamy (2004). Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental através de estudo de caso com abordagem qualitativa, identificou-se que a empresa adota práticas alinhadas a uma gestão focada na cocriação de valor e experiência de seus clientes, por meio de um serviço inovador, 100% digital, e que alia alta tecnologia a um atendimento customizado e humanizado junto a seus clientes, resultando em engajamento e fidelização aos serviços oferecidos, vistos como ”objeto de desejo” por quem ainda não é usuário do cartão. Esta pesquisa não só contribui para uma análise sobre a necessidade da adoção de práticas de cocriação de valor que promova o engajamento dos clientes pelas organizações, como também para a ampliação de estudos que evidenciem a geração de experiência, por meio da qualidade dos serviços.
Resumo Inglês:
Taking into account the scenario of economic instability, registered in Brazil in 2016, it was possible to observe sectors that presented growth, especially startups, innovative and disruptive business models. In Fonseca's view (2006), startups were responsible for increasing demand for products and services, as well as attracting investors interested in long-term gains, recording a growth of the ecosystem of innovative ventures in 2016.But a phenomenon that has revolutionized the market is the startups linked to the financial sector, called Fintechs. It is from this perspective that the present work aimed to verify if the practices adopted by the startup Nubank next to its clients, are aligned to the model of value creation, proposed by Prahalad; Ramaswamy (2004). Through a bibliographical and documentary research through a case study with qualitative approach, it was identified that the company adopts practices aligned to a management focused on the co-creation of value and experience of its clients, through an innovative, 100% digital service , And which combines high technology with personalized and humanized customer service, resulting in commitment and loyalty to the services offered, seen as an "object of desire" by those who are not yet users of the card. This research not only contributes to an analysis of the need for the adoption of value creation practices that promote the engagement of clients by organizations, but also for the expansion of studies that show the generation of experience, through the quality of services.
Resumo Espanhol:
Teniendo en cuenta la situación de inestabilidad económica, grabado en Brasil en el año 2016, se observó que los sectores mostraron un crecimiento, especialmente nuevas empresas, innovadoras y modelos de negocio disruptivos. En vista de Fonseca (2006), las nuevas empresas eran responsables del aumento de la demanda de productos y servicios, para atraer a los inversores interesados en las ganancias a largo plazo, registrando un crecimiento del ecosistema de empresas innovadoras en el año 2016. Sin embargo, un fenómeno que ha revolucionado el mercado son nuevas empresas vinculadas al sector financero, llame Fintechs. Es desde esta perspectiva que este estudio tuvo como objetivo determinar si las prácticas adoptadas por el arranque Nubank con sus clientes, están alineados con el valor del modelo de co-creación propuesto por Prahalad; Ramaswamy (2004). Promedio de una investigación bibliográfica y documental via un estudio de caso con un enfoque cualitativo, se identificó que la empresa adopta prácticas alineadas a una gestión centrada en la co-creación de valor y la experiencia del cliente a través de un servicio innovador, 100% digitales y que combina la alta tecnología con una atención personalizada y humanizada con sus clientes, lo que resulta en el compromiso y la lealtad a los servicios ofrecidos, vistos como "objeto de deseo", de los cuales no es usuario de la tarjeta. Esta investigación no sólo contribuye a un análisis de la necesidad de la adopción de la co-creación de valor de las prácticas que promueve la participación de los clientes por las organizaciones, así como para la ampliación de estudios centrados en la generación de la experiencia, a través de la calidad de los servicios.
Citação ABNT:
ROSA, S. C.; SCHREIBER, D.; SCHMIDT, S.; KUHN JUNIOR, N. Management Practices that Combine Value Cocreation and User Experience: An Analysis of the Nubank Startup in the Brazilian Market . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 2, p. 22-43, 2017.
Citação APA:
Rosa, S. C., Schreiber, D., Schmidt, S., & Kuhn Junior, N. (2017). Management Practices that Combine Value Cocreation and User Experience: An Analysis of the Nubank Startup in the Brazilian Market . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(2), 22-43.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/2238-5320/ rgfc.v7n2p22-43
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46064/praticas-de-gestao-que-aliam-a-cocriacao-de-valor-e-experiencia-do-usuario--uma-analise-da-startup-nubank-no-mercado-brasileiro--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Referências:
ANDRADE, R.F. Contexto do Empreendedorismo no Brasil. In: GRANDO, Nei (Org.). Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil. São Paulo. Editora Évora. p. 01-19. 2012.
ARAUJO, Malu. Open Banking: a criação de novos modelos de negócios digitais. 2016. Disponível em:
. Acesso em: 19 dez. 2016.
BOLTON, Ruth N.; GREWAL, Dhruv; LEVY, Michael. Six Strategies for Competing through Service: An Agenda for Future Research. Journal of Retailing, v. 83, p. 1-4, 2007
BRASIL ECONÔMICO. Startup: entenda o conceito e saiba como funciona o investimento. 2016. Disponível em:
. Acesso em: 22 dez. 2016.
FONSECA, Mariana. 13 startups brasileiras que fizeram a diferença em 2016. Exame.com. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2016.
FOSSE, Gustavo. Transformação digital. Revista Ciab FEBRABAN, São Paulo. ed. 64, jul./ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2016
FRANÇA, Marcelo. Rumo a serviços melhores. Cliente S. A. São Paulo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008
GITAHY, Yuri. O que é uma startup? Exame.com. São Paulo, 2016. Entrevista concedida a: D. Moreira. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2016.
GRÖNROOS, C. Marketing: Gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 25. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2005.
MOMPEAN, Adriana. É inovação?Interessa aos bancos. Revista Ciab FEBRABAN, São Paulo. ed. 64, jul./ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2016.
PAYNE, Adrian F.; STORBACKA, Kaj; FROW, Pennie. Managing the Co-Creation of Value. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 36, p. 83-96, 2008.
PINHO, J. C; THOMPSON, D. Condições Estruturais Empreendedoras na criação de novos negócios: A visão de especialistas. Rev. Adm. Empres., v. 56, n. 2, p. 166-181, mar-abr. 2016.
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A nova era da inovação. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2008. 242 p.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkatram. O Futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2004. 303 p.
REIS, Leonardo. Fintechs, Open Banking e o impacto da tecnologia nos serviços financeiros, Mercado de Capitais. 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2016.
REPORT FINTECHLAB – Brasil 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2016.
RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.
ROQUE, Aline. Nubank: mais do que um cartão de crédito, uma experiência digital. 2015. Disponível em: http://www.implantandomarketing.com/nubank/. Acesso em: 02 jan. 2015.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F.; MORGAN, Fred W. Historical Perspectives on Service-Dominant Logic. In: LUSCH, Robert F.; VARGO, Stephen L. (Editors). The Service-Dominant Logic of Marketing: Dialog, Debate, and Directions. New York: M. E. Sharpe. p. 29-42, 2006.
ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L.; PARASURAMAN, A. The Behavioral Consequences of Service Quality. Journal of Marketing, v. 60, n. 2, p. 31-46, 1995.
ALMEIDA, Marília. Conheça o Nubank, o cartão mais cobiçado do momento. 2015. Exame.com. Disponível em: