Gestão da informação: o papel dos observatórios e turismo brasileiros para a tomada de decisão do setor público Outros Idiomas

ID:
46092
Resumo:
A quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44). Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro
Citação ABNT:
OLIVEIRA, R. A.; MIRANDA, I. P.; AMARAL, J. P. S. Gestão da informação: o papel dos observatórios e turismo brasileiros para a tomada de decisão do setor público. Marketing & Tourism Review, v. 1, n. 2, p. 1-31, 2016.
Citação APA:
Oliveira, R. A., Miranda, I. P., & Amaral, J. P. S. (2016). Gestão da informação: o papel dos observatórios e turismo brasileiros para a tomada de decisão do setor público. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1-31.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46092/gestao-da-informacao--o-papel-dos-observatorios-e-turismo-brasileiros-para-a-tomada-de-decisao-do-setor-publico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português