Título Inglês:
Smart destination: accessibility at the heritage city of São Luís – Maranhão, a study about online reputation based in TripAdvisor
Resumo:
Um destino turístico inteligente é resultado de diversos fatores, dentre eles as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) que promove um território inovador, de cooperação e cocriação, principalmente por parte do turista. Entendendo este aspecto, a acessibilidade é uma das categorias presentes em um destino turístico inteligente, tanto no âmbito físico quanto virtual. Percebendo as limitações encontradas na cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís (Maranhão, Brasil), objetiva-se compreender a percepção sobre a imagem captada pelos visitantes mediante as análises dos comentários na plataforma interativa do sítio eletrônico TripAdvisor, utilizando a categoria acessibilidade proposto pelo Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas em indicadores de destino turístico inteligente. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a metodologia de reputação online, para analisar os comentários dos turistas postados entre os períodos de setembro (2014) a agosto (2016), utilizando-se palavras-chaves do Manual de Orientações em Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo e do Manual Operativo para la Configuración de Destinos Turístico Inteligente do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas. Para obter-se maior aprendizagem sobre este tema buscou-se como uma das metodologias, livros, artigos e teses que exponham a real conjectura da acessibilidade em cidades históricas. Os resultados desta pesquisa apontam que há necessidade de um plano de desenvolvimento urbano, turístico e patrimonial para que São Luís esteja no patamar de destino turístico inteligente, conforme a categoria acessibilidade proposto pelo INVAT.TUR, como um instrumento que possa auxiliar gestores na adequação da infraestrutura urbana do centro histórico de São Luís.
Resumo Inglês:
A smart destination is the result of a number of factors, including information and communication technologies (ICTs) that promote an innovative territory, cooperation and co-creation, mainly by the tourist. Understanding this aspect, accessibility is one of the categories present in a smart destination, both physically and virtual. Realizing the limitations found in the cultural heritage city of São Luís (Maranhão, Brazil), the aim is to understand the perception of the image captured by the visitors through the analysis of the comments on the interactive platform of the TripAdvisor website, using the accessibility category proposed by Valencian Institute of Tourist Technologies in indicators of smart destination. As for the methodological procedures, the online reputation methodology is used to analyze the comments of the tourists posted between the periods of September (2014) and August (2016), using keywords from the Guide to Tourism Guidance and Accessibility from Brazil Ministry of Tourism and the Operative Manual for the Configuration of Intelligent Tourist Destinations of the Valencian Institute of Tourist Technologies. In order to obtain a better understanding of this theme, we collected some information’s from books, articles and theses that expose the real conjecture of accessibility in historical cities. The results of this research indicate that there is a need for an urban, tourist and heritage development plan for São Luís to be at the level of an smart destination, according to the accessibility category proposed by INVAT.TUR, as an instrument that can assist managers in the adequacy of urban infrastructure of the historical center of São Luís.
Citação ABNT:
SANTOS, S. R. D.; SOUZA NETO, V. R.; PEREIRA, L. R. S.; GANDARA, J. M. G.; SILVA, S. R. X. Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a reputação online no Tripadvisor. Marketing & Tourism Review, v. 1, n. 2, p. 1-27, 2016.
Citação APA:
Santos, S. R. D., Souza Neto, V. R., Pereira, L. R. S., Gandara, J. M. G., & Silva, S. R. X. (2016). Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a reputação online no Tripadvisor. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1-27.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46093/destino-turistico-inteligente--acessibilidade-no-centro-historico-de-sao-luis-----maranhao--um-estudo-sobre-a-reputacao-online-no-tripadvisor/i/pt-br