Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a reputação online no Tripadvisor Outros Idiomas

ID:
46093
Resumo:
Um destino turístico inteligente é resultado de diversos fatores, dentre eles as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) que promove um território inovador, de cooperação e cocriação, principalmente por parte do turista. Entendendo este aspecto, a acessibilidade é uma das categorias presentes em um destino turístico inteligente, tanto no âmbito físico quanto virtual. Percebendo as limitações encontradas na cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís (Maranhão, Brasil), objetiva-se compreender a percepção sobre a imagem captada pelos visitantes mediante as análises dos comentários na plataforma interativa do sítio eletrônico TripAdvisor, utilizando a categoria acessibilidade proposto pelo Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas em indicadores de destino turístico inteligente. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a metodologia de reputação online, para analisar os comentários dos turistas postados entre os períodos de setembro (2014) a agosto (2016), utilizando-se palavras-chaves do Manual de Orientações em Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo e do Manual Operativo para la Configuración de Destinos Turístico Inteligente do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas. Para obter-se maior aprendizagem sobre este tema buscou-se como uma das metodologias, livros, artigos e teses que exponham a real conjectura da acessibilidade em cidades históricas. Os resultados desta pesquisa apontam que há necessidade de um plano de desenvolvimento urbano, turístico e patrimonial para que São Luís esteja no patamar de destino turístico inteligente, conforme a categoria acessibilidade proposto pelo INVAT.TUR, como um instrumento que possa auxiliar gestores na adequação da infraestrutura urbana do centro histórico de São Luís.
Citação ABNT:
SANTOS, S. R. D.; SOUZA NETO, V. R.; PEREIRA, L. R. S.; GANDARA, J. M. G.; SILVA, S. R. X. Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a reputação online no Tripadvisor. Marketing & Tourism Review, v. 1, n. 2, p. 1-27, 2016.
Citação APA:
Santos, S. R. D., Souza Neto, V. R., Pereira, L. R. S., Gandara, J. M. G., & Silva, S. R. X. (2016). Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a reputação online no Tripadvisor. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1-27.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46093/destino-turistico-inteligente--acessibilidade-no-centro-historico-de-sao-luis-----maranhao--um-estudo-sobre-a-reputacao-online-no-tripadvisor/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português