Título Inglês:
Influence factors in the elderly buying decision process of tourism services
Resumo:
O aumento da população da terceira idade está se tornando muito atrativo para o mercado de consumo, o crescimento deste grupo somado à disponibilidade de tempo indica que a terceira idade seja um segmento em potencial principalmente pelo interesse por viajar. O setor de turismo deve então explorar esses clientes e preparar-se para satisfazê-los. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os idosos na decisão de compra por viagens de lazer. Para a coleta de dados, foi utilizado o método qualitativo exploratório, aplicado através de entrevistas em profundidade por meio de roteiro semiestruturado, com quinze entrevistados com faixa etária que varia entre 60 e 90 anos de idade, que realizam viagens de lazer. Na análise dos dados, as respostas obtidas nas entrevistas foram analisadas de acordo com os objetivos específicos embasadas na teoria apresentada neste estudo. Dessa forma, foi possível concluir que os fatores influenciadores na decisão de compra dos consumidores idosos, são principalmente, o estilo de vida que o indivíduo leva suas motivações e suas culturas. Além disso, os idosos necessitam de reconhecimento, assim como inclusão nos meios sociais, o que de fato, é o que buscam ao realizar viagens de lazer.
Resumo Inglês:
The increase in the elderly population is becoming a very attractive issue to the Consumer Market. The growth of individuals in this group in addition with their characteristics of more availability time, indicates that the elderly is becoming one of the potential segment in the travel industry. The tourism sector should be prepare in order to explore opportunities with these customers and be prepare to satisfy their desires and needs. Within this context, is always good to remember that the more companies know about their target market, the better decisions and strategies will be developed for the achievement of their goals. In this sense, this research aims to analyze the factors that influence the elderly in their purchasing decisions for leisure travel. To collect data, we used an exploratory qualitative research method, applied through in-depth interviews with semi-structured, with fifteen respondents aged ranging between 60 and 90 years old, and performing leisure travel. In the data analysis, the interview responses obtained were analyzed according to the specific research objectives. Thus, it was concluded that the influencing factors in purchasing decisions of older consumers are mainly the lifestyle that the individual takes, their individual motivations and their cultures. In addition, the elderly need recognition, as well as society inclusion, which in fact, is what they seek when making leisure travel.
Citação ABNT:
LEVRINI, G.; MACIEL, G. Fatores de influência no processo de compra de serviço de turismo por idosos. Marketing & Tourism Review, v. 1, n. 1, p. 1-34, 2016.
Citação APA:
Levrini, G., & Maciel, G. (2016). Fatores de influência no processo de compra de serviço de turismo por idosos. Marketing & Tourism Review, 1(1), 1-34.
Link Permanente:
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