Identidade com a carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional Outros Idiomas

ID:
46104
Resumo:
O século XXI, com sua competitividade e grandes mudanças, tem exigido dos profissionais novas qualificações e habilidades. Essa busca por qualificação, associada à identidade com a carreira, contribui para formação de perspectivas em relação à trajetória profissional sendo mais uma complexidade a ser considerada. Este estudo buscou diagnosticar a existência da identidade com a carreira sob a perspectiva de estudantes do curso superior e as principais âncoras que são determinantes no direcionamento de suas trajetórias profissionais. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se um survey com uma amostra que contemplava todos cursos ministrados por uma faculdade da zona da Mata Mineira. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que os jovens preocupam-se em construir uma carreira tendo em vista o equilíbrio com a vida familiar, e 96% da amostra estudada, consideram que o curso corresponde à atual perspectiva de carreira que possuem. As âncoras de maior evidência foram Serviço ou Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança e Estabilidade. O que mais surpreendeu é que a amostra pesquisada revelou que carreira não pode e nem deve mais ser vista de maneira isolada em virtude do peso de diversas variáveis; no caso deste estudo, sobressaíram-se, as variáveis; gênero e família.
Citação ABNT:
SOUZA, R. A.; VENTURA, R. C. M. O.; SOARES, C. A. Identidade com a carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional . Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 2, n. 2, p. 90-105, 2016.
Citação APA:
Souza, R. A., Ventura, R. C. M. O., & Soares, C. A. (2016). Identidade com a carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional . Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 2(2), 90-105.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46104/identidade-com-a-carreira--a-perspectiva-de-academicos-em-relacao-ao-desenvolvimento-da-vida-profissional-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português