Investigação da gestão local das políticas sociais de Três Rios-RJ Outros Idiomas

ID:
46105
Resumo:
O objetivo central deste trabalho é evidenciar as características da gestão das políticas sociais do município de Três Rios-RJ e investigar suas principais dificuldades, abordando a ação dos representantes locais. Os gestores são incumbidos de colocar em prática as exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e devem submeter-se à Norma Operacional Básica do SUAS (Lei nº 8.742, 2005) que regula os serviços socioassistenciais. O SUAS tem como principal atributo o modelo de gestão descentralizado-participativo e visa articular esforços entre os três entes federados: governo federal, estados e municípios. São realizadas entrevistas com aplicação de questionários e análise de conteúdo, categorizando os dados em blocos temáticos. Conclui-se que a descontinuidade dos serviços de proteção social está relacionada à incompatibilidade entre o perfil profissional de parte da equipe e o objetivo dos programas e que há a necessidade de uma ação multidisciplinar para que os objetivos das políticas locais sejam melhor alcançados. Os impactos das políticas estudadas incluem a retirada de cidadãos do estado de pobreza e sua reinserção social, reduzindo conflitos familiares.
Citação ABNT:
NUNES, M. P. R.; OLIVEIRA, L. G. L. Investigação da gestão local das políticas sociais de Três Rios-RJ. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 2, n. 2, p. 106-117, 2016.
Citação APA:
Nunes, M. P. R., & Oliveira, L. G. L. (2016). Investigação da gestão local das políticas sociais de Três Rios-RJ. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 2(2), 106-117.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46105/investigacao-da-gestao-local-das-politicas-sociais-de-tres-rios-rj/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português