Análise do uso de instrumentos de controladoria nos empreendimentos comerciais e industriais, de São João Del-Rei – Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
46118
Resumo:
Este trabalho teve por objetivo analisar como os empreendimentos comerciais e industriais, fundados a partir de janeiro de 2010 vêm empregando instrumentos de controladoria no processo de tomada de decisão, desde a fase pré-operacional, de modo a verificar como tais instrumentos estão relacionados com o aumento das expectativas de vida e com a saúde financeira dessas empresas. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os principais resultados dos trabalhos foram: a) a maioria das empresas na fase operacional não esteve preocupada com o uso de instrumentos de controladoria para o planejamento e controle de suas atividades; b) na fase operacional, há um maior uso de instrumentos ligados à função gerencial, que surgiu da necessidade de gerar informações para a tomada de decisões, no entanto, está limitado ao controle de estoques, de pagamentos e recebimento e de fluxo de caixa; c) há dificuldade em usar os instrumentos das demais funções - contábil, custos, tributária e proteção ao patrimônio – pela dificuldade em extrair as informações dos demonstrativos e dos documentos gerados pelos escritórios de contabilidade; d) as funções contábeis e tributárias têm sido desempenhadas pelos escritórios de contabilidade, com a finalidade apenas de cumprir as exigências da legislação. Conclui-se que, apesar de reconhecerem a importância da controladoria, suas ferramentas têm sido negligenciadas por empresários que, por falta de conhecimento, continuam tomando decisões com base em intuições. Estruturar um bom sistema de informação com base nas ferramentas da Controladoria é importante para garantir a sustentabilidade econômica e financeira desses empreendimentos ao longo do tempo.
Citação ABNT:
SILVA, E. A.; MENDONÇA, F. M.; GONÇALVES, G. V.; BERNARDO, D. C. D. R. Análise do uso de instrumentos de controladoria nos empreendimentos comerciais e industriais, de São João Del-Rei – Minas Gerais. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 2, n. 1, p. 4-15, 2016.
Citação APA:
Silva, E. A., Mendonça, F. M., Gonçalves, G. V., & Bernardo, D. C. D. R. (2016). Análise do uso de instrumentos de controladoria nos empreendimentos comerciais e industriais, de São João Del-Rei – Minas Gerais. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 2(1), 4-15.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46118/analise-do-uso-de-instrumentos-de-controladoria-nos-empreendimentos-comerciais-e-industriais--de-sao-joao-del-rei-----minas-gerais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português