Competências em tecnologia da informação e sistemas de informação: um estudo sobre a percepção de discentes em ciências contábeis Outros Idiomas

ID:
46153
Resumo:
Este estudo teve como objetivo examinar a importância atribuída a diversos tópicos da área de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) para a formação profissional em Contabilidade. Esta pesquisa teve como ponto de partida o Currículo Mundial para Contadores proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU (UNCTAD, 2003), bem como os trabalhos de Akroyd et al. (2013), Kearns (2014) e Damasiotis et al. (2015). A amostra foi composta por alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, brasileira, localizada no estado do Rio de Janeiro. Para as análises, estes estudantes foram divididos entre os que estavam no início e os que estavam no final do curso. Os dados foram coletados por questionário, por meio do modelo – adaptado e atualizado – proposto por Gianoto Júnior (2007). O questionário foi distribuído aos estudantes do curso de Ciências Contábeis no período de novembro a dezembro de 2013. Os dados foram tratados com software estatístico (SPSS), utilizando-se o Teste de Mann-Whitney. Têm-se como achados de pesquisa que os alunos da IES em estudo percebem a elevada importância que a posse de competências referentes a SI e TI tem para sua formação profissional. Os resultados evidenciam que os respondentes reconhecem o significativo papel dos Sistemas de Informação para a tomada de decisão empresarial e a compreensão dos pontos de interação entre as áreas de contabilidade e de TI. Em contraponto, infere-se que os alunos não atribuem elevada importância quando perguntados acerca da gestão de recursos de TI (pessoas, dados, software, hardware e instala- ções) e das competências técnicas em SI e TI.
Citação ABNT:
CARMO, L. M.; GOMES, M. Z.; MACEDO, M. A. S. Competências em tecnologia da informação e sistemas de informação: um estudo sobre a percepção de discentes em ciências contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 1, p. 25-38, 2016.
Citação APA:
Carmo, L. M., Gomes, M. Z., & Macedo, M. A. S. (2016). Competências em tecnologia da informação e sistemas de informação: um estudo sobre a percepção de discentes em ciências contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, 17(1), 25-38.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46153/competencias-em-tecnologia-da-informacao-e-sistemas-de-informacao--um-estudo-sobre-a-percepcao-de-discentes-em-ciencias-contabeis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português