Avaliação da execução orçamentária por funções de governo em municípios com a utilização de índices de desempenho Outros Idiomas

ID:
46175
Resumo:
Políticas públicas tomam forma de programas públicos, projetos, leis, gasto público direto, entre outros. Avaliações dessas políticas podem funcionar como um instrumento importante para a aplicação do gasto público. O registro contábil das despesas que competem ao setor público é evidenciado no maior nível de agregação com a denominação de função (funções de governo). O somatório dos valores registrados nas diversas funções em determinado ano representa toda a execução orçamentária. Este artigo teve o objetivo de avaliar o desempenho da execução orçamentária por funções de governo dos 50 municípios mais populosos do Brasil, no ano de 2012, com a utilização de índices de desempenho, elaborados com a técnica da Análise de Componentes Principais (ACP). Foi utilizado o método indutivo com mensuração quantitativa. Os dados sobre as funções de governo foram extraídos do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Foram elaborados 4 índices de desempenho (subgrupos de funções per capita): funções administrativas, funções sociais, funções de infraestrutura e um índice com todas as 21 funções de governo que foram classificadas nos subgrupos. Os resultados revelaram que o município de Campos dos Goytacazes (RJ) teve o melhor desempenho nas funções administrativas, de infraestrutura e nas 21 funções de governo e ainda ficou na 3ª posição de desempenho das funções sociais. Quanto ao pior desempenho (última posição), se destacaram nas funções administrativas, sociais, de infraestrutura e nas 21 funções, respectivamente, os municípios de Ananindeua (PA), São João do Meriti (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e São Gonçalo (RJ).
Citação ABNT:
SILVA, M. C.; SILVA, J. D. G.; BORGES, E. F. Avaliação da execução orçamentária por funções de governo em municípios com a utilização de índices de desempenho. Revista Mineira de Contabilidade, v. 16, n. 1, p. 5-17, 2015.
Citação APA:
Silva, M. C., Silva, J. D. G., & Borges, E. F. (2015). Avaliação da execução orçamentária por funções de governo em municípios com a utilização de índices de desempenho. Revista Mineira de Contabilidade, 16(1), 5-17.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46175/avaliacao-da-execucao-orcamentaria-por-funcoes-de-governo-em-municipios-com-a-utilizacao-de-indices-de-desempenho/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português