Impairment e alisamento de resultados em companhias abertas do setor de energia elétrica do Brasil Outros Idiomas

ID:
46176
Resumo:
O objetivo do estudo consistiu em verificar qual a associação entre a redução ao valor recuperável de ativos e a prática de gerenciamento de resultados conhecida como income smoothing ou alisamento de resultados. Para tanto, foram selecionadas as empresas do setor de energia elétrica listadas na BM&FBOVESPA. Entre as companhias do segmento estudado, foram coletados trinta e nove valores de perdas por impairment reconhecidas de 2008 a 2011 por quatorze delas. Dimensionada em relação ao ativo total da empresa, a referida perda compôs um indicador de impairment. Quanto ao income smoothing, foi avaliado conforme o modelo de Eckel (1981). Após a construção das duas métricas de análise, buscou-se verificar associação entre elas por meio de regressões. Os resultados sugeriram a relação de que quanto maior a perda por impairment da companhia, proporcionalizada a seu ativo, maior a tendência à suavização dos lucros. Os achados indicaram que as subjetividades no cálculo das perdas por impairment podem ser alvo de julgamentos e manipulação pelos gestores que, conhecendo as características dos investidores avessos ao risco, aproveitam-se da vulnerabilidade dos cálculos de taxas e prazos inerentes ao impairment para fins de alisamento de resultados. A pesquisa pode servir como base para melhorias na confiabilidade das informações divulgadas e também como indicativo de que os organismos governamentais devem delimitar de forma mais clara e objetiva as métricas envolvidas no cálculo do impairment.
Citação ABNT:
AMARO, H. D.; BACHMANN, R. K. B.; FONSECA, M. W.; ESPEJO, M. M. D. S. B. Impairment e alisamento de resultados em companhias abertas do setor de energia elétrica do Brasil. Revista Mineira de Contabilidade, v. 16, n. 1, p. 18-26, 2015.
Citação APA:
Amaro, H. D., Bachmann, R. K. B., Fonseca, M. W., & Espejo, M. M. D. S. B. (2015). Impairment e alisamento de resultados em companhias abertas do setor de energia elétrica do Brasil. Revista Mineira de Contabilidade, 16(1), 18-26.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46176/impairment-e-alisamento-de-resultados-em-companhias-abertas-do-setor-de-energia-eletrica-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português