Percepção dos acadêmicos de contabilidade sobre as propostas de modificação da estrutura conceitual do IASB: uma análise a partir do enfoque habermasiano Outros Idiomas

ID:
46178
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a proposta de modificação da Estrutura Conceitual do International Accounting Standards Board (IASB), observada a partir do enfoque habermasiano, é percebida pelos acadêmicos de Contabilidade. Para tanto, foi desenvolvida por meio da aplicação de questionário, subdividido em três partes, sendo estas relativas ao perfil dos respondentes, ao entendimento deles sobre o processo de ensino e acerca das influências dos novos conceitos. Os respectivos questionários foram aplicados via e-mail para os inscritos da 1ª e 2ª edição do Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade, obtendo-se 48 respostas. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados por meio de duas técnicas distintas: a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Após a aplicação dessas duas técnicas de análise, os resultados apontaram que a percepção dos acadêmicos de Contabilidade sobre as novas definições dos elementos patrimoniais propostas pelo IASB, sob o enfoque habermasiano, é considerada tanto no processo de ensino quanto na produção e interpretação das informações contábeis. Com isso, caso seja implementada a proposta de mudança do IASB, os conceitos nela apresentados irão influenciar o processo de comunicação contábil; no entanto, não totalmente a favor de uma emancipação em prol dos usuários, pois, segundo a percepção dos respondentes, os conceitos propostos ainda geram distorções, indo de encontro ao preconizado por Habermas em sua ‘situação ideal de discurso’, indicando um comportamento ainda conservador e prudente por parte dos acadêmicos de Contabilidade em relação aos conceitos e processos contábeis.
Citação ABNT:
ARAÚJO, D. J. C.; PRAZERES, R. V. D.; ARAÚJO, J. G.; ARAÚJO, J. G. N.; LAGIOIA, U. C. T. Percepção dos acadêmicos de contabilidade sobre as propostas de modificação da estrutura conceitual do IASB: uma análise a partir do enfoque habermasiano. Revista Mineira de Contabilidade, v. 16, n. 1, p. 39-49, 2015.
Citação APA:
Araújo, D. J. C., Prazeres, R. V. D., Araújo, J. G., Araújo, J. G. N., & Lagioia, U. C. T. (2015). Percepção dos acadêmicos de contabilidade sobre as propostas de modificação da estrutura conceitual do IASB: uma análise a partir do enfoque habermasiano. Revista Mineira de Contabilidade, 16(1), 39-49.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46178/percepcao-dos-academicos-de-contabilidade-sobre-as-propostas-de-modificacao-da-estrutura-conceitual-do-iasb--uma-analise-a-partir-do-enfoque-habermasiano/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português