Efeitos da crise mundial de 2008 na situação econômica e financeira das empresas brasileiras que compõem o Ibovespa

ID:
46192
Resumo:
O ano de 2008 ficou marcado na história devido a uma das maiores crises econômicas que já ocorreram. A crise mundial, também conhecida como crise do subprime, teve impacto global atingindo, inclusive, as empresas brasileiras. Perante tal cenário, o artigo teve como objetivo analisar o comportamento financeiro e econômico das empresas brasileiras que compõem o Ibovespa e verificar se essas empresas foram afetadas pela crise mundial de 2008, partindo das hipóteses de que a liquidez e a rentabilidade diminuíram e o endividamento aumentou naquele ano. Para atingir o objetivo recorreu-se à pesquisa quantitativa exploratória, utilizando-se da análise descritiva para avaliar os indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento de 62 empresas que compõem o Ibovespa, referente aos períodos de 2007, 2008 e 2009. Os resultados obtidos rejeitaram a hipótese de que a liquidez diminuiu, mas confirmaram a hipótese de que a rentabilidade diminuiu e o endividamento aumentou em 2008. Diante das análises feitas concluiu-se que a situação financeira e econômica das empresas estudadas foi afetada pela crise mundial de 2008. Como limitação do estudo tem-se a indisponibilidade de dados para realizar uma pesquisa em um número maior de empresas.
Citação ABNT:
ROSA, L. C.; COSTA, D. F. Efeitos da crise mundial de 2008 na situação econômica e financeira das empresas brasileiras que compõem o Ibovespa. Revista Mineira de Contabilidade, v. 1, n. 53, p. 6-14, 2014.
Citação APA:
Rosa, L. C., & Costa, D. F. (2014). Efeitos da crise mundial de 2008 na situação econômica e financeira das empresas brasileiras que compõem o Ibovespa. Revista Mineira de Contabilidade, 1(53), 6-14.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46192/efeitos-da-crise-mundial-de-2008-na-situacao-economica-e-financeira-das-empresas-brasileiras-que-compoem-o-ibovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português