Exame de Suficiência: uma análise dos resultados como contribuição para a sociedade

ID:
46215
Resumo:
Apresenta-se uma síntese da história de 10 versões do Exame de Suficiência dos profissionais em Contabilidade e analisam-se os 4 primeiros exames realizados no Brasil, em 2011 e 2012. Levantadas as informações necessárias ao estudo, determinou-se como objetivo identificar o propósito do exame e esclarecê-lo aos professores e alunos, às instituições de ensino e à sociedade, e estabelecer alguns questionamentos para futuros trabalhos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo exploratório e descritivo dos dados, com abordagem lógico-dedutiva. A análise dos resultados dos 4 primeiros exames demonstrou que: na área de Conhecimentos Contábeis Gerais os acertos não ultrapassaram 50%; na área de Conhecimentos Contábeis Avançados, o desempenho dos candidatos, que no exame aplicado no 2º semestre de 2011 foi de 60,59%, caiu para 45,63%, na versão do 2º semestre de 2012; na área de Conhecimentos Gerais, que trata das noções de Direito Público e Privado, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, o desempenho dos candidatos foi baixo no geral, tendo obtido pequena alta (48,87%) no exame aplicado no 2º semestre de 2011. Os exames de Língua Portuguesa também refletiram baixos resultados e queda de 13 pontos percentuais no último exame (2º semestre de 2012), que estavam em linha ascendente (47,66%) no exame aplicado no 2º semestre de 2011. Talvez, em função de a avaliação na área Matemática Financeira e Estatística ter passado a envolver-se mais com cálculos contábeis, a média de acertos, nos quatro exames, foi da ordem de 43,27%.
Citação ABNT:
SILVA, O. L.; GARCIA, E. A. R.; ALVES, E. C.; MARTINS, S. P. Exame de Suficiência: uma análise dos resultados como contribuição para a sociedade. Revista Mineira de Contabilidade, v. 1, n. 49, p. 25-33, 2013.
Citação APA:
Silva, O. L., Garcia, E. A. R., Alves, E. C., & Martins, S. P. (2013). Exame de Suficiência: uma análise dos resultados como contribuição para a sociedade. Revista Mineira de Contabilidade, 1(49), 25-33.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46215/exame-de-suficiencia--uma-analise-dos-resultados-como-contribuicao-para-a-sociedade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português