A formação continuada do corpo docente e sua importância para a pesquisa: um estudo empírico das IES Públicas – UEMS e UFGD – dos cursos de Contabilidade de Mato Grosso do Sul

ID:
46250
Resumo:
O desenvolvimento do corpo docente nas universidades representa um assunto importante para o ensino da Contabilidade, pois a formação continuada desses professores torna a pesquisa nos cursos de Ciências Contábeis muito mais produtiva e abrangente, alargando o campo de conhecimento para o estudo contábil. O presente trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa no ensino da Contabilidade e apresentar o grande aumento nos últimos anos dos cursos de Mestrado e Doutorado nessa área. O estudo apresenta também, como complemento aos objetivos do trabalho, um levantamento do corpo docente das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado de Mato Grosso do Sul – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A metodologia foi norteada no primeiro momento por uma pesquisa bibliográfica que aborda o assunto do ensino da Contabilidade; posteriormente, foram coletadas as avaliações dos Programas de Mestrado e Doutorado em Contabilidade feitas pela CAPES no ano de 2008; e por fim foram colhidos dados empiricamente, por meio de informações no site da CAPES e entrevista com coordenadores, sobre a formação e titulação dos docentes das IES públicas citadas anteriormente. Acredita-se que as informações do estudo possam gerar resultados positivos para o planejamento da ação docente tanto das instituições quanto dos coordenadores, para a análise da formação de professores, estudo e pesquisa na Contabilidade.
Citação ABNT:
BEZERRA, A. M.A formação continuada do corpo docente e sua importância para a pesquisa: um estudo empírico das IES Públicas – UEMS e UFGD – dos cursos de Contabilidade de Mato Grosso do Sul. Revista Mineira de Contabilidade, v. 4, n. 40, p. 7-13, 2010.
Citação APA:
Bezerra, A. M.(2010). A formação continuada do corpo docente e sua importância para a pesquisa: um estudo empírico das IES Públicas – UEMS e UFGD – dos cursos de Contabilidade de Mato Grosso do Sul. Revista Mineira de Contabilidade, 4(40), 7-13.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46250/a-formacao-continuada-do-corpo-docente-e-sua-importancia-para-a-pesquisa--um-estudo-empirico-das-ies-publicas-----uems-e-ufgd-----dos-cursos-de-contabilidade-de-mato-grosso-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português