Corrupção na Administração Pública e crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores

ID:
46251
Resumo:
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar razões e fatores estratégicos que contribuem para a prática de atos de corrupção na Administração Pública e sua relação, na condição de antecedentes, com os crimes de ‘lavagem de dinheiro’. Apresenta-se um panorama geral da corrupção nos setores público e privado; em seguida, aborda-se, de forma sintética, a legislação que trata do combate à lavagem de dinheiro no Brasil. Na sequência, como corolário do binômio ‘corrupção no setor público e crime de lavagem de dinheiro’, o artigo discorre sobre algumas medidas para prevenção e combate às práticas de corrupção no setor público e apresenta sugestões para um maior controle das operações realizadas por agentes públicos e políticos, destacando os efeitos socioeconômicos da corrupção. Por último, cumpre esclarecer que o artigo não se ocupa em encontrar as razões sociológicas e educacionais que têm levado à prática de atos de corrupção no Brasil. Busca, tão somente, evidenciar como a ausência de mecanismos adequados de controles internos leva a um ambiente propício à prática da corrupção, formação de ‘caixa dois’, sonegação fiscal e a outras práticas nefastas que alimentam o pagamento de propinas, financiam ilegalmente campanhas eleitorais e corrompem agentes públicos nos mais diversos escalões, servindo como retroalimentação para a prática de crimes de lavagem de dinheiro.
Citação ABNT:
RAMOS, P. R. A.Corrupção na Administração Pública e crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores. Revista Mineira de Contabilidade, v. 4, n. 40, p. 14-22, 2010.
Citação APA:
Ramos, P. R. A.(2010). Corrupção na Administração Pública e crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores. Revista Mineira de Contabilidade, 4(40), 14-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46251/corrupcao-na-administracao-publica-e-crimes-de----lavagem----ou-ocultacao-de-bens--direitos-e-valores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português