O papel da auditoria interna nas organizações modernas

ID:
46292
Resumo:
Este artigo apresenta a necessidade de a Auditoria Interna evoluir juntamente com as organizações modernas, criando controles internos mais eficientes e processos eficazes que possam evitar fraudes e desvios de recursos financeiros, protegendo o capital da empresa, evitando prejuízos aos sócios, acionista e ao fisco. Casos recentes como da Cisco Sustem, Schincariol, e do comerciante chinês, naturalizado brasileiro Law Kin Chong, vem nos mostrar gravidade e do descaso quanto aos recursos destinados às obrigações fiscais dessas empresas junto ao Fisco. Por isso a necessidade do Estado de exigir que organizações de grande porte sendo ou não de capital aberto, tenham dentro do seu quadro funcional um auditor interno. Esses casos de desvios dos recursos públicos somados causaram um rombo para o erário de R$ 3,5 bilhões. Com à evolução da auditoria, os órgãos contábeis, passaram a regulamentar e definir a função da auditoria, determinando seus procedimentos, e o seu papel dentro dessas organizações. Esses órgãos precisam juntar forças e exigir do Governo uma atenção maior sobre o assunto, dando abertura para a criação de normas e procedimentos eficientes. É necessário rever a legislação fiscal e tributária do País.
Citação ABNT:
BORGES, E. V.; MARTINS, V. F.; ROCHA, V. A. O papel da auditoria interna nas organizações modernas. Revista Mineira de Contabilidade, v. 3, n. 31, p. 22-27, 2008.
Citação APA:
Borges, E. V., Martins, V. F., & Rocha, V. A. (2008). O papel da auditoria interna nas organizações modernas. Revista Mineira de Contabilidade, 3(31), 22-27.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46292/o-papel-da-auditoria-interna-nas-organizacoes-modernas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português