Ética e moral na relação profissional dos contadores com seus empregados

ID:
46324
Resumo:
A ética e a moral são tão antigas quanto a própria humanidade. Desde os tempos mais remotos da civilização humana, as regras de conduta dentro da sociedade já eram valores que se pregavam como primordiais ao bom relacionamento e à sobrevivência do ser humano. O objetivo deste estudo foi trabalhar a idéia de que a ética e a moral devem ser tratadas não apenas nas relações profissionais entre os contadores, mas também entre todas as pessoas envolvidas dentro da organização contábil, independentemente da posição hierárquica que ocupam. A metodologia utilizada neste trabalho consistiuem uma revisão bibliográfica na qual buscou-se identificar os diversos conceitos sobre ética e moral. Constatou-se que há uma grande dificuldade em distinguir ética e moral. Esses conceitos variam para cada pessoa, conforme a educação recebida, as informações assimiladas ao longo da vida, a situação sociofinanceira em que vive, entre outros fatores que serão determinantes na formação de seus conceitos sobre ética e moral. Concluiu-se que, para haver ética e moral na relação entre contadores e empregados, o respeito e a educação devem sempre prevalecer e que se deve ficar atento a todos os tipos de intelectos com os quais se convive no dia-a-dia, pois 'ninguém é igual a ninguém'.
Citação ABNT:
WAKIM, V. R.; MAGALHÃES, E. A. Ética e moral na relação profissional dos contadores com seus empregados. Revista Mineira de Contabilidade, v. 4, n. 24, p. 37-41, 2006.
Citação APA:
Wakim, V. R., & Magalhães, E. A. (2006). Ética e moral na relação profissional dos contadores com seus empregados. Revista Mineira de Contabilidade, 4(24), 37-41.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46324/etica-e-moral-na-relacao-profissional-dos-contadores-com-seus-empregados/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português